Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

África do Sul se prepara para eleições de amanhã

Com a eleição da Assembleia Nacional, o presidente será escolhido pelo Parlamento

Internacional|Agência Brasil

A CEI (Comissão Eleitoral Independente) da África do Sul informou que está acertando os últimos detalhes técnicos e de logística para a eleição geral que será realizada na quarta-feira, (7) em todo o país, para a escolha de novas assembleias Nacional e provinciais. O presidente da comissão, Pansy Tlakula, confirmou que está quase tudo pronto para um pleito livre, justo e eficiente.

“Posso informar à população e às autoridades da África do Sul que estamos prontos para realizar outra eleição livre e de maneira eficiente, e assim honrar a nossa gloriosa tradição de 20 anos de democracia”, disse.

Foram instalados mais de 22,2 mil centros de votação em escolas, igrejas, tendas, clínicas e hospitais. Além disso, a CEI ativará 32 centros de votação móvel para comunidades em áreas rurais de difícil acesso. No total, 25,3 milhões de cidadãos estão registrados para ir às urnas nesta quarta-feira. 

Ameaça islâmica na África vira preocupação global

Publicidade

As autoridades pedem que os eleitores respeitem os direitos dos demais durante o pleito. Até então, foram detidas 63 pessoas por violação do Código de Conduta Eleitoral. As causas foram violência pública, intimidação, assalto com intenção de causar danos corporais, agressão e prejuízo a propriedades. 

A eleição de amanhã será a primeira desde a morte do ex-presidente Nelson Mandela, em dezembro de 2013. Também será o primeiro pleito em que será contestada a hegemonia na Assembleia Nacional, governada há 20 anos pelo Congresso Nacional Africano, favorito em todas as pesquisas de opinião realizadas, com apoio de mais de 60% do eleitorado.

Publicidade

Com a eleição da Assembleia Nacional, o presidente será escolhido pelo Parlamento. Da mesma forma, os primeiros-ministros de cada província serão eleitos pela maioria vencedora em cada legislatura provincial.,

Sonho de atravessar Saara rumo à Europa termina em prostituição e tortura

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.