Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Azerbaijão abre embaixada em Israel pela primeira vez em 32 anos

País muçulmano e xiita teve a independência reconhecida pelo país do Oriente Médio em dezembro de 1991 e retribuiu com escritório

Internacional|Natalie Machado Bueno, da Record TV

Azerbaijão e Israel ampliam relações diplomáticas
Azerbaijão e Israel ampliam relações diplomáticas Azerbaijão e Israel ampliam relações diplomáticas

O Oriente Médio foi palco de um momento histórico nesta semana: pela primeira vez, desde o estabelecimento de relações em 1991, o Azerbaijão, um dos principais países da região do Cáucaso, abriu sua embaixada em Israel.

Com este passo, o governo de Baku se torna a única nação muçulmano-xiita a estabelecer uma representação no território israelense.

Israel foi um dos primeiros países do mundo a reconhecer a independência do Azerbaijão em dezembro de 1991 e inaugurou uma embaixada lá em 1993.

"O movimento do governo azeri é mais uma prova do fortalecimento das relações entre nossos países. A localização estratégica do Azerbaijão torna este relacionamento de grande importância e grande potencial. Os dois países concordaram em formar uma frente unida contra o Irã e fortalecer a cooperação bilateral nas áreas de economia, segurança, energia e inovação", disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

Publicidade

Cohen afirmou que pretende fazer uma visita oficial ao Azerbaijão, nas próximas semanas, à frente de uma delegação econômica, a fim de continuar aprofundando os laços comerciais entre os dois países.

A próspera comunidade judaica no país, uma das maiores do mundo muçulmano (entre 12 mil e 18 mil pessoas), goza de total liberdade de religião e culto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.