Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bill Gates diz que o capitalismo não pode salvar o planeta das mudanças climáticas

Bilionário fundador da Microsoft acredita que "o setor privado é, no geral, inepto"

Internacional|Do R7

Bil Gates pediu que seus colegas bilionários ajudem a tornar os Estados Unidos livres da energia fóssil até 2050
Bil Gates pediu que seus colegas bilionários ajudem a tornar os Estados Unidos livres da energia fóssil até 2050 Bil Gates pediu que seus colegas bilionários ajudem a tornar os Estados Unidos livres da energia fóssil até 2050

Fundador da Microsoft, Bill Gates é, atualmente, o homem mais rico do mundo. No entanto, ele acredita que a iniciativa privada é egoísta e ineficiente demais para conseguir produzir alternativas eficazes de energia, em substituição aos combustíveis fósseis.

— Não há nenhuma fortuna a ser feita (com combustíveis alternativos). Mesmo se você tiver uma nova fonte de energia que custa o mesmo que a atual e não emite CO2 (gás carbônico), ela ainda será incerta em comparação com a que já foi testada e já opera em escala inacreditável, tendo superado todos os problemas regulatórios.

Em entrevista à revista The Atlantic, Gates anunciou seu plano de gastar R$ 6,3 bilhões (US$ 2 bilhões) de sua própria riqueza em energia verde. Ele aproveitou ainda para pedir que seus colegas bilionários ajudem a tornar os Estados Unidos livres da energia fóssil até 2050, por meio de planos de filantropia similares.

Hillary Clinton cogitou Bill Gates e Tim Cook para vice-presidente

Publicidade

12 revelações embaraçosas sobre Hillary Clinton em e-mails vazados pelo Wikileaks

— Sem um imposto substancial sobre o carbono, não há incentivo para os inovadores ou compradores de plantas para mudar. O setor privado é, no geral, inepto.

Publicidade

Para o bilionário, o problema das mudanças climáticas deve ser resolvido nos países ricos. Segundo Gates, China, Estados Unidos e Europa precisam reduzir as emissões de CO2.

— Quando o fizerem, espero que esses países tornem a solução barata o suficiente para todos os outros.

(Com informações do The Independent)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.