Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros trabalham para extinguir incêndio na ilha grega de Eubeia

Imagens de satélite facilitadas pelo Serviço Europeu Copérnico mostram que o perímetro do incêndio supera os 11 quilômetros

Internacional|Da EFE

Autoridades ordenaram a evacuação de quatro aldeias
Autoridades ordenaram a evacuação de quatro aldeias Autoridades ordenaram a evacuação de quatro aldeias

Os bombeiros tentam controlar nesta quarta-feira (14) o incêndio declarado durante a madrugada na ilha grega de Eubeia, que arrasou grandes zonas de uma floresta incluída na Rede Natura 2000, embora não haja informações sobre vítimas.

As autoridades ordenaram a evacuação preventiva de quatro aldeias e um mosteiro nesta terça-feira e embora as chamas tenham atingido o povoado de Makrimallis, parece que os danos se limitaram a alguns automóveis.

Leia também

As imagens de satélite facilitadas pelo Serviço Europeu Copérnico mostram que o perímetro do incêndio supera os 11 quilômetros, mas a intensa fumaça impediu até agora ter uma ideia mais clara da superfície arrasada.

Segundo informaram os bombeiros, as principais frentes ativas continuam na área da aldeia Makrimallis, no mosteiro próximo e nas florestas situadas um pouco mais ao norte.

Publicidade

Um bombeiro voluntário sofreu pequenas queimaduras nas mãos e foi levado a um hospital da zona.

Na área, operam um total de 227 bombeiros, com 75 veículos terrestres e onze aéreos, incluídos dois aviões enviados desde a Itália.

Publicidade

A Grécia tinha solicitado na quarta-feira ajuda através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e recebeu uma oferta imediata da Itália e da Croácia.

Finalmente, houve problemas com o envio das aeronaves croatas, por isso que a Proteção Civil pediu assistência à Espanha, que respondeu positivamente.

Publicidade

Representantes dos bombeiros e das autoridades locais disseram aos veículos de imprensa que o enfraquecimento dos ventos está facilitando as tarefas de extinção, mas está prevista para a tarde sequências de maior intensidade.

Os trabalhos de extinção desde o ar foram dificultados pelas turbulências que originaram as fortes temperaturas e pela escassa visibilidade devido à grande concentração de fumaça, que inclusive chegou a atingir Atenas, situada a 70 quilômetros de distância.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.