Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Branca admite que ligação de Trump foi enviada a arquivo secreto

Conversa do presidente dos EUA com presidente ucraniano está no centro da denúncia que levou a abertura de inquérito de impeachment

Internacional|Do R7

Denunciante diz que Casa Branca escondeu conversa de Trump com Zelenskiy
Denunciante diz que Casa Branca escondeu conversa de Trump com Zelenskiy Denunciante diz que Casa Branca escondeu conversa de Trump com Zelenskiy

A Casa Branca admitiu nesta sexta-feira (27) que a transcrição da ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenskiy, foi arquivada em um sistema de altíssima segurança, segundo a CNN.

A emissora destaca que a transferência do arquivo dá mais credibilidade ao relato feito pelo informante que registrou uma queixa sobre a ligação do dia 25 de julho. 

O denunciante, um funcionário das equipes do sistema de Segurança Nacional dos EUA que não teve sua identidade revelada, diz acreditar que o presidente havia cometido abuso de poder ao solicitar ao líder ucraniano que investigasse a família de Joe Biden, ex-vice presidente e atual pré-candidato à presidência.

A denúncia, apresentada ao Comitê de Inteligência Nacional, é a base do inquérito de impeachment aberto contra o presidente Trump esta semana pela Câmara dos Representantes no Congresso dos EUA.

Publicidade

Ordem do Conselho Nacional de Segurança

Em nota para a emissora de televisão norte americana, um funcionário sênior da Casa Branca disse que a transferência do arquivo veio depois de uma ordem dos advogados do Conselho Nacional de Segurança.

Publicidade

Leia também

Ele também disse que o documento já era confidencial, então não há problemas em arquivá-lo em outro sistema.

A nota divulgada hoje não diz se a ordem partiu de algum membro da Casa Branca, ou se alguém da equipe presidencial participou da decisão.

Publicidade

Memorando contém trechos da ligação

Nesta semana, a Casa Branca divulgou um memorando sobre a ligação em que Trump teria pedido a Zelensky que investigasse o filho de Joe Biden, principal nome democrata para as eleições de 2020, o que levantou hipóteses sobre encobrimento do conteúdo da chamada.

Na transcrição registrada no memorando, não há menção sobre estratégias militares ou troca de segredos de inteligência, o que é considerado confidencial.

Ao contrário da transcrição na íntegra, um memorando pode ser editado para retirar trechos sensíveis que não podem circular amplamente dentro e muito menos fora da Casa Branca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.