Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Branca descarta imposição de passaporte de vacinação nos EUA

Secretária de imprensa do governo afirma que país não apoia um sistema que exige que norte-americanos carreguem credenciais

Internacional|Da AFP

Anúncio foi feito por Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca
Anúncio foi feito por Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca Anúncio foi feito por Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca

A Casa Branca descartou nesta terça-feira (6) a imposição de qualquer forma de passaporte sanitário de vacinação contra o coronavirus nos Estados Unidos, mas disse que as empresas privadas são livres para explorar a ideia.

"O governo não apoia ou apoiará agora um sistema que exige que os americanos carreguem uma credencial. Não haverá banco de dados federal de vacinas ou ordem federal que exija que todos obtenham uma única credencial de vacinação", disse a jornalistas a secretária de imprensa, Jen Psaki.

Os chamados passaportes de vacinação, que comprovam imunização contra a covid-19, têm sido apresentados em todo o mundo como uma ferramenta potencialmente poderosa para reabrir países com segurança para reuniões em massa e viagens.

No entanto, a ideia gerou resistência generalizada sobre questões de privacidade e outros abusos dos direitos civis.

Publicidade

Psaki disse que o maior interesse vem de empresas privadas que buscam reabrir locais onde "há grande quantidade de pessoas", como estádios ou teatros.

Leia mais: Polícia prende suspeito de roubo de pinturas de Van Gogh e Frans Hals

Publicidade

A porta-voz do governo de Joe Biden disse que um "guia" será publicado com "respostas importantes para as perguntas dos americanos, em particular sobre preocupações com privacidade, segurança e discriminação".

“Nosso interesse, por parte do governo federal, é muito simples, é de que a privacidade e os direitos dos americanos devem ser protegidos e, portanto, que esses sistemas não sejam usados de forma injusta contra a população”, afirmou Psaki.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.