Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chanceler russo visita Venezuela em meio a alerta de sanções dos EUA

Sergei Lavrov chegou a Caracas poucas horas depois dos EUA insinuar que seu programa de sanções contra a Venezuela pode começar a visar a Rússia

Internacional|Do R7

Chanceler russo, Sergey Lavrov, se reúne com seu colega venezuelano, Jorge Arreaza
Chanceler russo, Sergey Lavrov, se reúne com seu colega venezuelano, Jorge Arreaza Chanceler russo, Sergey Lavrov, se reúne com seu colega venezuelano, Jorge Arreaza

Nicolás Maduro está reunido com o ministro das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira (7). Moscou segue apoiando o governo da nação socialista sul-americana apesar dos alertas de Washington de que pode aumentar as sanções.

Sergei Lavrov chegou a Caracas na quinta-feira (6) poucas horas depois de o Departamento de Estado norte-americano insinuar que seu programa de sanções contra a Venezuela pode começar a visar a Rússia, cujas petroleiras vêm ajudando Maduro ao comprar grande parte do petróleo cru do país-membro da Opep.

A assistência russa pode ser decisiva para Maduro intensificar a produção petrolífera e ressuscitar o crescimento econômico depois de uma surpreendente abertura econômica no ano passado, na sequência de anos de hiperinflação e um êxodo migratório de cerca de 5 milhões de pessoas.

Leia também

Lavrov deve se encontrar com Maduro, com a vice-presidente, Delcy Rodríguez, e o chanceler Jorge Arreaza.

Publicidade

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu na Casa Branca com o líder da oposição Juan Guaidó, que é reconhecido por mais de 50 países como presidente venezuelano legítimo. E na quinta, o representante especial dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, alertou que o apoio da Rússia ao governo Maduro pode "não sair mais de graça".

Lavrov, que estava no México como parte de uma turnê por nações latino-americanas, criticou na quinta-feira as "provocações" norte-americanas e disse que Washington busca um pretexto para uma intervenção militar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.