Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China aprova uso da vacina contra covid da Sinopharm

Imunizante tem eficácia de 79,34%, segundo informações do fabricante, percentual menor do que de outras vacinas pelo mundo

Internacional|Do R7, com EFE

China aprova uso de vacina da Sinopharm
China aprova uso de vacina da Sinopharm China aprova uso de vacina da Sinopharm

A China aprovou nesta quinta-feira (1) a primeira vacina contra covid-19 para uso no público geral da fabricante Sinopharm e pretende distribui-la de graça.

A Sinopharm e sua subsidiária, o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, solicitaram ontem a aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA) após informar que a eficácia da vacina era de 79,34%, de acordo com os dados provisórios dos ensaios clínicos da fase 3.

Em uma entrevista coletiva realizada hoje em Pequim, o vice-presidente da NMPA, Chen Shifei, explicou que a instituição concluiu que "os benefícios conhecidos e potenciais desta vacina superam seus riscos conhecidos e potenciais" e que ela atende aos padrões estabelecidos para a aprovação condicional de comercialização.

O vice-diretor da Comissão Nacional de Saúde, Zeng Yixin, afirmou que embora o preço de produção varie de acordo com a escala em que a vacina é utilizada, trata-se de um "bem público" e, portanto, a premissa é que no futuro ela será "fornecida gratuitamente à população" da China.

Publicidade

Em agosto, o presidente da Sinopharm, Liu Jingzhen, havia anunciado que o preço das duas doses necessárias não passaria de 1000 iuanes (US$ 153), o que excederia significativamente o de outras vacinas contra a covid, como as de Pfizer e Moderna.

Essas vacinas das farmacêuticas americanas são baseadas em uma nova técnica, a de RNA mensageiro, em vez do método tradicional, que utiliza vírus vivos ou inativados - como é o caso da produzida pela Sinopharm -, embora a necessidade de mantê-las em temperaturas muito baixas torne difícil sua distribuição.

Publicidade

A vacina chinesa tem uma taxa menor de eficácia que outros imunizantes pelo mundo. A Sputnik V, da Rússia, a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech e o imunizante da Moderna estão na casa dos 90% de eficácia.

Aval com restrições

O asterisco que acompanha a aprovação de Pequim é que a Sinopharm continuará a conduzir seus ensaios clínicos de acordo com os prazos estabelecidos e enviará os dados coletados às autoridades médicas do país para verificação e registro final.

Publicidade

Chen explicou que, segundo a legislação chinesa, uma vacina pode ser aprovada condicionalmente quando é "urgentemente necessária para responder a grandes emergências de saúde pública".

A NMPA continuará a avaliar outras vacinas que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de "garantir que todas sejam seguras e eficazes, e que sua qualidade seja controlável".

O breve anúncio dos resultados do ensaio da fase 3, divulgado ontem, não incluiu dados como o número de participantes que contraíram o vírus, os efeitos colaterais relatados ou por que a eficácia de 79,3% é inferior à de 86% relatada há algumas semanas pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos, que a testaram.

Por outro lado, em linha com os dados informados pelo país árabe, a taxa de soroconversão de anticorpos neutralizantes da vacina chinesa é de 99,5%.

Na entrevista coletiva de hoje também não foram divulgados esses dados, o que deve acontecer "mais tarde nas revistas médicas chinesas e de outros países", segundo Wu Yonglin, vice-presidente da CNBG, uma subsidiária da Sinopharm.

Wu disse que os testes foram realizados com mais de 70.000 pessoas em países como EAU e Bahrein - ambos aprovaram estas vacinas antes mesmo da China - com padrões "que superam os existentes, incluindo os da OMS (Organização Mundial da Saúde)".

De qualquer forma, as dúvidas ainda a serem esclarecidas não desencorajaram os investidores da Sinopharm, cujas ações na bolsa de Hong Kong subiram 3,4% pouco antes do final do pregão desta quinta.

Distribuição em outros países

Até agora, apenas os Emirados Árabes Unidos e o Paquistão compraram vacinas da Sinopharm. No Brasil, uma vacina está sendo produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.