Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China: pastor é preso e organizações denunciam perseguição religiosa

Pastor de nome Wang Yi e sua esposa foram detidos na cidade de Chengdu, no sudoeste chinês. Autoridades falam em 'subversão contra Estado'

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Pastor foi preso por autoridades na China
Pastor foi preso por autoridades na China Pastor foi preso por autoridades na China

Um pastor especialista em direito é um dos 100 cristãos presos pelas autoridades da China por suspeita de "incitar subversão contra o poder do Estado". As informações foram divulgadas pela rede de notícias americana CNN nesta segunda-feira (17).

O pastor de nome Wang Yi e sua esposa, Jiang Rong, foram detidos no início da semana passada na cidade de Chengdu, no sudoeste chinês — onde o casal administra uma igreja de nome Early Rain Covenant Church, segundo a organização americana ChinaAid, que auxilia comunidades cristãs na China. Um paroquiano local confirmou a prisão de Wang à CNN.

Entidades ocidentais condenaram a prisão em massa de missionários da Early Rain Covenant Church, denunciando a escalada na repressão de Pequim contra práticas religiosas independentes.

Leia também

A polícia chinesa acusa a Early Rain Covenant Church de operar sem registro. Assim como todos os países comunistas da antiga União Soviética, a China é considerada um Estado ateu — o governo permite um grau limitado de liberdade religiosa a organizações aprovadas pelas autoridades.

Publicidade

Perseguição aos cristãos

A organização Open Doors, que acompanha a situação de cristãos perseguidos pelo mundo, classifica a China como o 43º pior país para ser cristão em uma lista de 50.

Em relatório divulgado em 2018, a entidade reforça que "o presidente Xi Jinping continua a consolidar seu poder de forma agressiva eliminando todos aqueles que não são leais a ele e ampliando o alcance do partido em todas as áreas da sociedade. (...) Seu objetivo de manter o poder inclui a necessidade de controlar todas as religiões, especialmente a minoria cristã que cresce bastante".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.