Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conflitos tribais deixam ao menos 20 mortos no Sudão

Os problemas ocorrem desde os anos 60 e são renovados periodicamente com conflitos sobre pastagens e gado entre fazendeiros e pastores

Internacional|Da EFE

Bandidos roubaram gado de tribo e conflitos começaram
Bandidos roubaram gado de tribo e conflitos começaram Bandidos roubaram gado de tribo e conflitos começaram

Pelo menos 20 pessoas morreram e 17 ficaram feridas em confrontos entre tribos árabes e não árabes no estado de Darfur do Sul, no Sudão, na tripla fronteira com o Sudão do Sul e a República Centro-Africana.

"Os incidentes começaram na manhã de terça-feira (5), quando bandidos roubaram gado e os levaram para a província de Thales, o que levou a confrontos entre dois grupos das tribos Rozeigat e Falata", declarou o governador regional, major Hashem Khaled, em entrevista coletiva em Niala, capital do estado.

Khaled confirmou que houve 20 mortes e 17 pessoas feridas, mas sem detalhar a quantidade em cada uma das tribos, informando apenas que houve danos dos dois lados.

Leia também

Os problemas tribais nessas áreas nômades datam dos anos 60, mas são renovados periodicamente com o surgimento de conflitos sobre pastagens e gado entre fazendeiros e pastores.

O governador acrescentou que as autoridades enviaram 93 veículos militares à região para acabar com os conflitos, enquanto helicópteros do mesmo tipo foram usados para localizar aglomerações das tribos. Foi imposto um toque de recolher em três áreas e ordenado o monitoramento por parte das forças de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.