Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Costa oeste dos EUA tem alerta de tsunâmi após erupção em Tonga

Estado americano do Havaí, mais próximo às ilhas, foi afetado por 'pequenas inundações', dizem autoridades

Internacional|Do R7

Imagens do satélite Himawari-8 do Japão mostra a erupção vulcânica que provocou tsunâmi em Tonga
Imagens do satélite Himawari-8 do Japão mostra a erupção vulcânica que provocou tsunâmi em Tonga Imagens do satélite Himawari-8 do Japão mostra a erupção vulcânica que provocou tsunâmi em Tonga

Alertas de tsunâmi foram emitidos na manhã deste sábado (15) para a costa oeste dos Estados Unidos, enquanto o Havaí foi afetado por "pequenas inundações", após a erupção de um vulcão nas ilhas de Tonga nesta sexta-feira (14), segundo os serviços meteorológicos dos EUA.

"Saiam das praias, dos portos e das marinas ao longo da costa da Califórnia (oeste) até a ponta das Ilhas Aleutas do Alasca", apontou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, que previu ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras.

O Centro de Alerta de Tsunâmi do Pacífico disse que "um tsunâmi está sendo observado atualmente" no arquipélago havaiano, mas acrescentou que "nenhum dano foi relatado e houve apenas pequenas inundações nas ilhas".

Moradores de Tonga fugiram para terrenos mais altos, quando a erupção desencadeou um tsunâmi com uma onda de menos de 1,5 metro, observada na capital Nuku'alofa.

Publicidade

Várias nações do Pacífico emitiram avisos semelhantes, incluindo Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu e Austrália.

O Chile também lançou um alerta para sua faixa costeira. O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) alertou neste sábado para a possibilidade de atingir a Ilha de Páscoa – 3.300 km a oeste da costa chilena, no meio do Oceano Pacífico – um "pequeno tsunâmi" após o incidente de Tonga.

Publicidade

De qualquer forma, a Rede Geocientífica do Chile afirmou que a onda que atingiria a ilha polinésia seria de no máximo 30 centímetros.

A última erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai de Tonga durou pelo menos oito minutos e enviou nuvens de gás, cinzas e fumaça a vários quilômetros de altura.

Isso ocorreu apenas algumas horas depois que um alerta de tsunâmi separado foi emitido na sexta-feira, devido a uma erupção anterior.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.