Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa francesa nega culpa no escândalo de carne de cavalo em alimentos congelados

Brigada de veterinários iniciará hoje análises na empresa Spanghero, que está paralisada desde quinta passada

Internacional|

Autoridades alemãs confirmaram ontem que identificaram carne de cavalo em lasanha congelada
Autoridades alemãs confirmaram ontem que identificaram carne de cavalo em lasanha congelada Autoridades alemãs confirmaram ontem que identificaram carne de cavalo em lasanha congelada (PASCAL LAUENER/REUTERS)

A empresa francesa Spanghero negou nesta sexta-feira (15) as acusações do governo francês, que a apresentou como a principal responsável pela fraude de alimentos processados que continham carne de cavalo, apesar de serem apresentados como produtos com carne bovina.

"Não sei quem" é o causador deste escândalo, "mas certamente não somos nós", disse o dono da empresa, Barthelemy Aguerre, em declarações por rádio.

— O governo se apressou [com suas acusações]. Penso que demonstrarei nossa inocência, minha inocência, em todo o caso, e a de meus colaboradores.

Alemanha descobre carne de cavalo em lasanha congelada

Publicidade

O caso envolve 13 países europeus no comércio de 750 toneladas de carne.

Uma brigada de veterinários iniciará hoje análises nesta empresa situada em Castelnaudary (sudoeste da França), cujos 300 operários estão em desemprego técnico desde quinta-feira devido à decisão do governo de retirar suas autorizações sanitárias.

Publicidade

O ministro francês do Consumo, Benoit Hamon, afirmou na quinta-feira que a Spanghero incorreu em "fraude econômica" e prometeu "sanear a cadeia" da produção de pratos processados.

— [Esta empresa] sabia que revendia carne equina como carne bovina, que havia chegado com a etiqueta alfandegária correspondente.

Publicidade

O tamanho do problema

Acredita-se que a carne contaminada possa estar sendo vendida em até 16 países da UE. O caso levantou a discussão sobre as complexidades da integração da cadeia alimentar no continente.

A Alemanha detectou carne equina em lasanha depois de ser alertada por Luxemburgo.

Na França, carne de cavalo foi encontrada em produtos da marca Picard e em lasanha congelada produzida pela Comigel. A empresa está sendo investigada tanto na França quanto na Suíça.

A Comigel forneceu carne moída às redes de supermercados britânicas Tesco e Aldi, e à fabricante de congelados Findus no país.

Após o início do escândalo, diversos varejistas nestes países começaram a remover de suas gôndolas produtos de carne processada.

A cadeia de fornecimento levou a comerciantes no Chipre e na Holanda, e de lá para abatedouros na Romênia. O país do Leste Europeu se defendeu de qualquer culpa pela fraude na identificação da carne equina.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.