Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Erro em operação militar deixa 13 civis mortos na Índia

Forças de segurança teriam atacado por engano um caminhão que levava trabalhadores, perto da fronteira com Mianmar

Internacional|

Habitantes de vilarejo protestam contra ações das Forças Armadas indianas
Habitantes de vilarejo protestam contra ações das Forças Armadas indianas Habitantes de vilarejo protestam contra ações das Forças Armadas indianas

Pelo menos 13 civis foram mortos após as forças de segurança da Índia terem erroneamente aberto fogo sobre eles em uma operação contra insurgentes no estado de Nagaland, em uma região de fronteira com Mianmar.

"Houve incidentes de tiroteio neste sábado (4) em uma área entre Tiru e a vila de Oting envolvendo forças de segurança em que 13 civis foram mortos e muitos outros feridos", informou o governo de Nagaland em um comunicado.

Uma equipe especial investigará o ocorrido, de acordo com a nota oficial, que não detalhou as circunstâncias sob as quais os civis foram baleados. Entretanto, em outro ofício divulgado anteriormente, o Ministério da Defesa declarou que as mortes se deram durante uma operação que foi planejada "com base em informações confiáveis sobre o provável movimento de insurgentes".

"O Ministério da Defesa lamenta profundamente o incidente e suas consequências. A causa da infeliz perda de vidas está sendo investigada no mais alto nível e serão tomadas as medidas apropriadas de acordo com a lei", acrescenta a pasta.

Publicidade

Ainda segundo o ministério, vários soldados sofreram ferimentos de diferentes graus e um deles acabou morrendo. Fontes de dentro das forças de segurança citadas pela imprensa local informaram que a maioria dos óbitos ocorreu depois que uma unidade das forças especiais abriu fogo contra um caminhão que transportava trabalhadores diaristas de um vilarejo próximo.

Na sequência, um grupo furioso de aldeões atacou um quartel das forças especiais, o que culminou com um violento confronto que deixou várias vítimas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.