Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Erupção do vulcão monte Semeru põe Indonésia em alerta máximo; quase 2.000 pessoas deixam aldeias

Fenômeno não deixou vítimas até o momento; porta-voz do Centro de Vulcanologia aconselhou moradores a ficar a pelo menos 8 km da cratera

Internacional|Do R7, com AFP

Vulcão monte Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entra em erupção
Vulcão monte Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entra em erupção Vulcão monte Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entra em erupção

O vulcão Monte Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste domingo (4) e as autoridades indonésias decretaram alerta máximo na região, que foi severamente atingida por uma erupção há precisamente um ano.

"O monte Semeru passou do nível 3 para o nível 4", informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) da Indonésia.

"Isso significa que a população está em perigo e a atividade do vulcão se intensificou", disse o porta-voz do PVMBG, Hendra Gunawan, à Kompas TV.

Quase 2.000 pessoas foram retiradas de casa pelas autoridades indonésias. Segundo os serviços de resgate, 1.979 moradores de seis aldeias foram evacuados e transferidos para 11 abrigos. Os habitantes das cidades vizinhas à montanha fugiram antes que uma enorme nuvem de cinzas chegasse.

Publicidade

As autoridades locais soaram o alarme com tambores de bambu, e o céu escureceu como se fosse meia-noite, com chuva de monção misturada com cinzas, segundo um repórter da AFP no local.

Os serviços de resgate relataram "avalanches de fogo" causadas por blocos de lava que se desprenderam do cume durante a erupção e fluíram em direção à base do vulcão.

Publicidade

Até agora não há vítimas, mas Gunawan aconselhou os moradores a ficar a pelo menos 8 quilômetros da cratera do vulcão.

As autoridades também pediram às pessoas que evitassem uma área de 13 quilômetros localizada ao lado de um rio no sudeste do monte Semeru, para onde se dirigia uma nuvem de cinzas vulcânicas. O monte Semeru, no leste de Java, é o ponto mais alto da ilha, com 3.676 metros.

Publicidade

Nuvem de cinzas

Indonésia entra em alerta máximo depois da erupção do vulcão Monte Semeru
Indonésia entra em alerta máximo depois da erupção do vulcão Monte Semeru Indonésia entra em alerta máximo depois da erupção do vulcão Monte Semeru

O grupo de socorro local Irannala Rescue enviou à AFP vídeos que mostram uma enorme nuvem subindo acima da cratera e escondendo o sol. Em outras imagens, cidades vizinhas são vistas cobertas de cinzas.

Segundo as redes de televisão, os arredores do vulcão foram afetados neste domingo pela monção, misturando a água da chuva com as cinzas.

"Muitas pessoas começaram a descer das encostas do vulcão", disse Thoriqul Haq, chefe do distrito de Lumajang, onde o vulcão está localizado, à Kompas TV.

Leia também

Os habitantes das duas aldeias mais ameaçadas fugiram, acrescentou um porta-voz dos serviços de resgate locais.

As autoridades abriram centros de acolhimento para os deslocados e distribuíram máscara aos habitantes para protegê-los da contaminação e das cinzas.

Após a erupção, a internet foi cortada e a rede telefônica apresentou falhas, segundo um jornalista da AFP.

A última erupção do vulcão, há exatamente um ano, matou pelo menos 51 pessoas. Fluxos de lama e cinzas envolveram aldeias inteiras, e quase 10.000 pessoas tiveram que fugir de casa. Outra erupção ocorreu dois dias depois.

Uma ponte que ligava dois distritos da região, que estava em reconstrução desde o ano passado, foi fortemente danificada neste domingo, segundo o PVMBG.

A Indonésia está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, onde o choque das placas tectônicas causa forte atividade vulcânica e sísmica. O arquipélago do Sudeste Asiático tem quase 130 vulcões ativos.

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção no Havaí

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.