Internacional Estrela britânica do YouTube é presa em Cosmódromo de Baikonur, diz Rússia

Estrela britânica do YouTube é presa em Cosmódromo de Baikonur, diz Rússia

Benjamin Rich tem mais de 3 milhões de inscritos em seu canal, onde publica vídeos das viagens que faz pelo mundo

Reuters
Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, é utilizado pela agência espacial russa

Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, é utilizado pela agência espacial russa

Roscosmos/Divulgação via Reuters - 15.3.2022

O blogueiro de turismo e youtuber britânico Benjamin Rich, especializado em visitar partes remotas e às vezes perigosas do mundo, foi preso no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, afirmou o chefe da agência espacial da Rússia, a Roscosmos, neste sábado (7).

Dmitry Rogozin afirmou em uma publicação online que Rich — cujo canal, Bald and Bankrupt, tem 3,53 milhões de seguidores — e Alina Tseliupa foram detidos perto de uma das plataformas de lançamento em Baikonur, que a Rússia aluga do Cazaquistão.

Autoridades locais estavam determinando “o nível exato de participação em atividades ilegais” da dupla, afirmou Rogozin, que publicou fotos do visto de Rich e do passaporte de Tseliupa.

Alguns dos vídeos de Rich mostram uma mulher chamada Alina, mas não fica claro se ela e Tseliupa são a mesma pessoa.

O vídeo mais recente no canal de Rich foi filmado na Síria e publicado em 24 de abril. Em uma publicação no Instagram na semana passada, Rich postou “bronzeado sírio e de volta a um país com mosaicos soviéticos”, mas não especificou onde estava.

Baikonur, outrora uma cidade soviética fechada, agora é aberta a turistas, que solicitam permissão à Roscosmos. Fica a cerca de 1.100 km ao sudoeste da capital cazaque, Nur-Sultan.

Últimas