Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA: candidato que morreu de covid é eleito para câmara estadual

David Andahl, de 55 anos, concorria pelo Partido Republicano e morreu em 6 de outubro. Candidatura foi mantida durante votação antecipada

Internacional|Da EFE

David Andahl morreu de covid-19 e foi eleito
David Andahl morreu de covid-19 e foi eleito David Andahl morreu de covid-19 e foi eleito

Um candidato à Câmara dos Representantes do estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, que morreu recentemente com covid-19, acabou sendo eleito.

Nas eleições gerais desta terça-feira (3), o país foi às urnas para votar, entre outros cargos, para o de presidente, entre Donald Trump e Joe Biden.

A morte de David Andahl, de 55 anos e que concorria pelo Partido Republicano, aconteceu em 6 de outubro, perto da capital estadual, Bismarck. Ele ganhou a disputa para representante (deputado) estadual graças ao aumento recorde de votos por correspondência nestas eleições realizadas em meio à pandemia do novo coronavírus, pois muitas cédulas foram enviadas antes da trágica notícia.

Leia também

Após a morte do candidato, o procurador-geral de Dakota do Norte, Wayne Stenehjem, explicou que Andahl ainda poderia participar do processo eleitoral, pois a votação de militares e americanos que moram no exterior começou com 46 dias de antecedência.

Publicidade

Além disso, os primeiros eleitores puderam enviar pelo correio suas cédulas 40 dias antes do pleito.

De acordo com a rede de televisão ABC, o procurador insistiu na terça-feira que as cédulas com votos a favor de Andahl deveriam ser contadas, de acordo com a legislação nacional.

Publicidade

"Se um candidato falecido receber a maioria dos votos, o candidato é eleito", disse.

"Entretanto, se o candidato morreu, então ele ou ela não está qualificado, e haverá uma vaga. A lei estadual prevê o processo de preenchimento de vagas em cargos legislativos", acrescentou.

A mãe do político, Pat Andahl, disse ao jornal local The Bismarck Tribune que seu filho tinha sido "muito cuidadoso" durante a pandemia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.