Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA confirmam início do processo de retirada das tropas na Síria

Em dezembro, presidente Trump comunicou decisão de retirar EUA da Síria ao considerar que a guerra contra o grupo jihadista Daesh tinha terminado

Internacional|

EUA confirmou início do processo de retirada das tropas militares da Síria
EUA confirmou início do processo de retirada das tropas militares da Síria EUA confirmou início do processo de retirada das tropas militares da Síria

O Pentágono confirmou nesta sexta-feira (11) o início do processo de retirada das tropas militares americanas da Síria, onde combatiam o grupo terrorista Daesh (também conhecido como Estado Islâmico), após o surpreendente anúncio do presidente Donald Trump de sua saída do país.

"Começou o processo de nossa deliberada retirada da Síria", indicou à Agência Efe o coronel Sean Ryan, porta-voz da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Leia também

No entanto, Ryan indicou que devido a "questões de segurança operacional", evitava "oferecer datas, lugar e movimentos de tropas específicas".

"A nossa área de responsabilidade mudou, mas a nossa missão para assegurar a derrota duradoura do EI continua", acrescentou.

Publicidade

Os Estados Unidos contam com cerca de 2 mil soldados desdobrados como parte da coalizão internacional no nordeste da Síria.

Em 19 de dezembro, Trump comunicou sua decisão de se retirar da Síria ao considerar que a guerra contra o grupo jihadista tinha terminado.

Publicidade

A coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, é o principal aliado das FSD (Forças da Síria Democrática), aliança de milícias de maioria curda, que desde setembro realizam uma ofensiva contra os últimos redutos do grupo radical na república árabe.

A decisão da saída das tropas americanas não foi bem recebida pelas FSD, que consideram que o grupo terrorista não foi vencido totalmente e poderia ressurgir com a retirada da coalizão.

Publicidade

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, prometeu nesta quinta-feira em discurso no Cairo que não deixará seus aliados árabes sozinhos na sua luta contra o terrorismo, apesar da retirada das tropas americanas da Síria.

Pompeo não fixou prazos para a retirada de tropas da Síria, embora afirmou que a ofensiva liderada por Washington já conseguiu arrebatar do EI 99% do território que chegou a dominar na Síria e no Iraque em 2014, quando proclamou seu califado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.