Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA já retiraram 5 mil pessoas do Afeganistão desde domingo

Chefes militares norte-americanos dizem que 20 voos estão deixando Cabul todos os dias, mas querem ampliar esses números

Internacional|

Cerca de 5 mil pessoas já foram retiradas pelos Estados Unidos do Afeganistão desde que o Talibã controlou a capital, Cabul, no domingo, e as autoridades norte-americanas querem acelerar o ritmo, declarou nesta quarta-feira (18) o Chefe do Estado-Maior dos EUA, Mark Milley.

Leia também: Conheça o Talibã, grupo radical que está no controle do Afeganistão

O oficial militar concedeu entrevista coletiva no Pentágono junto com o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, na qual eles preferiram não detalhar quantas dessas pessoas são americanas e quantas são afegãs.

Milley confirmou que 20 voos diários estão deixando Cabul
Milley confirmou que 20 voos diários estão deixando Cabul Milley confirmou que 20 voos diários estão deixando Cabul

Milley afirmou que atualmente há uma média de 20 voos de aeronaves C-17 dos EUA saindo do Afeganistão a cada 24 horas com pessoas retiradas, mas frisou que as forças armadas americanas têm a capacidade de aumentar significativamente a quantidade de pessoas transportadas.

Publicidade

Os EUA retiraram cerca de 2 mil pessoas do território afegão entre ontem e hoje, a maioria nativos. O número é significativamente inferior às estimativas do Pentágono, que pretendia retirar entre 5 mil e 9 mil diariamente através do aeroporto de Cabul.

Anteriormente, o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, disse aos repórteres que 18 aeronaves C-17 militares dos EUA saíram de Cabul entre as 15h (local, 7h de Brasília) de terça-feira e as 15h desta quarta-feira com 2 mil pessoas, incluindo 325 americanos.

Publicidade

Kirby informou que 4,5 mil soldados dos EUA estão atualmente destacados no Aeroporto Internacional Hamid Karzai e considerou que as instalações são seguras e permanecem abertas para permitir voos. O porta-voz admitiu que o Pentágono está ciente de alguns problemas e do "assédio de indivíduos" que estavam tentando chegar ao aeroporto.

A esse respeito, ele reiterou que os comandantes americanos em Cabul estão em contato com o Talibã para tentar garantir que tal assédio não ocorra e que as pessoas que querem chegar ao aeroporto possam fazê-lo com segurança.

Publicidade

Leia também

"Através do Departamento de Estado, os Talibãs estão garantindo a passagem segura para o aeroporto dos cidadãos americanos, ou seja, aqueles com passaportes americanos", destacou o general.

A situação dessas pessoas, no entanto, contrasta com a dos afegãos que não possuem passaporte americano, que, segundo o Ministério de Relações Exteriores dos EUA, estão sendo bloqueados pelos rebeldes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.