Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA pedem libertação de jornalistas presos em Mianmar

Embaixada americana informou estar preocupada com falta de notícias

Internacional|

Tillerson deu declarações nesta sexta-feira (15)
Tillerson deu declarações nesta sexta-feira (15) Tillerson deu declarações nesta sexta-feira (15)

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse nesta sexta-feira (15) que o governo dos Estados Unidos exigiu a libertação de dois repórteres da Reuters detidos em Mianmar.

“Nossos representantes locais na missão em Mianmar, na embaixada, estão expressando nossas preocupações sobre a detenção dos indivíduos, exigindo libertação imediata deles ou informações sobre a circunstância em torno do desaparecimento”, disse Tillerson a repórteres.

A embaixada dos EUA em Mianmar informou nesta sexta-feira estar preocupada de que não há notícias sobre o paradeiro dos dois jornalistas da Reuters três dias após terem sido detidos, e que autoridades não permitiram que suas famílias os visitassem.

O Ministério da Informação de Mianmar informou na quarta-feira que os repórteres, Wa Lone e Kyaw Soe Oo, e dois policiais, enfrentavam acusações sob o Ato de Segredos Oficiais, da era colonial britânica, embora autoridades tenham revelado que eles não foram acusados. A lei de 1923 possui sentença prisional máxima de 14 anos.

Publicidade

EUA manterão 'pressão pacífica' sobre Coreia do Norte, diz secretário

Os jornalistas haviam trabalhado em reportagens sobre uma repressão militar no Estado de Rakhine, que gerou a fuga de mais de 600 mil muçulmanos rohingya para o sul de Bangladesh desde o final de agosto.

Publicidade

“Nós continuamos preocupados com os jornalistas da Reuters Wa Lone e Kyaw Soe Oo”, informou a embaixada dos EUA em publicação em sua página no Facebook. “Suas famílias e outros não tiveram permissão de vê-los e nem mesmo sabem onde eles estão detidos”.

No Japão, Motosada Matano, porta-voz do primeiro-ministro, Shinzo Abe, disse que o governo japonês está monitorando a situação de perto. Ele disse que o Japão tem realizado um diálogo com o governo de Mianmar sobre direitos humanos em Mianmar em geral.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.