Explosão em fábrica de produtos químicos assusta Texas

Ainda não há informações sobre mortos ou feridos; Onda de choque atingiu quilômetros de distância e seus efeitos foram detectados por satélite

Explosão no Texas foi registrada até por satélite

Explosão no Texas foi registrada até por satélite

Casey Porter via REUTERS - 27.11.2019

Uma grande explosão e um incêndio subsequente foram registrados nesta quarta-feira (27) em uma fábrica de produtos químicos no leste do Texas, nos Estados Unidos. 

Até o momento não há informações sobre mortos ou feridos, embora a onda de choque tenha atingido quilômetros de distância e seus efeitos foram detectados até por um satélite, informou a imprensa local.

A deflagração ocorreu na fábrica do grupo TPC, que também produz derivados de petróleo, na cidade de Port Neches, perto da fronteira com a Louisiana, por volta de 1h (horário local, 4h de Brasília) disse o juiz do condado de Jefferson, Jeff Branick, citado pela emissora local KFDM-TV.

Branick descreveu como "um milagre" o fato de que, até o momento, nenhuma morte tenha sido foi registrada e que tem conhecimento que apenas três pessoas ficaram levemente feridas.

Ele acrescentou que todos os funcionários da fábrica estão seguros.

Os bombeiros ordenaram a evacuação obrigatória de todos os moradores em um raio de menos de um quilômetro, embora não tenham descartado a possibilidade de expandir essa área com base na evolução do incêndio, disse o Corpo de Bombeiros Voluntários da vizinha Nederland em sua página no Facebook.

A explosão danificou as janelas de casas localizadas a vários quilômetros de distância e até mesmo em uma escola da região. De acordo com a KFDM-TV, foi montado um abrigo em Nederland.

O incêndio registrado após a explosão foi captado por imagens enviadas pelo satélite de uma televisão local e pelo radar do Serviço Nacional de Meteorologia de Lake Charles, em Los Angeles.