Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

François Hollande se reuniu com Fidel Castro durante sua visita a Cuba

Hollande e Castro tiveram "um interessante diálogo" sobre laços históricos entre os países

Internacional|

François Hollande cumprimenta Fidel Castro, com moleton da Adidas, durante encontro em Havana, Cuba
François Hollande cumprimenta Fidel Castro, com moleton da Adidas, durante encontro em Havana, Cuba François Hollande cumprimenta Fidel Castro, com moleton da Adidas, durante encontro em Havana, Cuba

O presidente da França, François Hollande, se encontrou nesta segunda-feira (11) em Havana com o líder cubano Fidel Castro, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas francesas.

A reunião entre Hollande e o ex-presidente de Cuba, de 88 anos e retirado do poder desde 2006, aconteceu às 15h (horário local, 16h de Brasília) e durou cerca de 40 minutos, de acordo com as fontes.

Fidel Castro e François Hollande sustentaram "um interessante diálogo" sobre os laços históricos entre Cuba e França, segundo informou a emissora de televisão estatal da ilha.

Fidel Castro afirma que Rússia e China são "escudo poderoso" da paz mundia

Publicidade

Durante o encontro também passaram em revista importantes temas do cenário internacional e trocaram ideias sobre complexidades e desafios em um clima "cordial e amistoso", de acordo com o canal estatal.

Além disso, o líder da revolução cubana expressou ao presidente Hollande seu agradecimento por "ser o primeiro chefe de Estado da França a visitar Cuba".

Publicidade

Fidel Castro lembrou durante a reunião que entre os primeiros textos que leu quando iniciava seu bacharelado esteve um extenso livro sobre a Revolução Francesa, "embora então não conhecesse sequer o valor dos estudos políticos e o complexo mundo que estava por trás das ciências históricas".

Maduro visitou Fidel Castro em Cuba depois de reunião de cúpula no Panamá

Publicidade

Hollande chegou esta segunda-feira em Cuba, em uma visita que ele mesmo qualificou de histórica por tratar-se da primeira viagem à ilha de um chefe de estado francês e a primeira também de um governante europeu em quase três décadas.

Sua viagem a Cuba acontece em pleno processo de degelo diplomático entre Havana e Washington, um processo ao qual Hollande brindou hoje seu apoio, ao mesmo tempo em que defendeu o fim do embargo dos Estados Unidos sobre a ilha, segundo disse em uma conferência magistral que pronunciou na Universidade de Havana.

Após ser recebido por Fidel Castro, Hollande prosseguiu com sua agenda em Havana com a tradicional oferenda floral ao monumento ao herói cubano José Martí na emblemática Praça da Revolução, para em seguida reunir-se com o presidente de Cuba, Raúl Castro.

O presidente da França partirá de Cuba na primeira hora de terça-feira rumo ao Haiti, última etapa da viagem que realizou pelas Antilhas.

A última reunião que Fidel Castro teve com um representante político estrangeiro aconteceu no último dia 3 de maio quando recebeu o chanceler do Japão, Fumio Kishida, que realizou a primeira visita de um ministro de Exteriores japonês à ilha caribenha. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.