Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golfinho ataca treinador durante show no Miami Seaquarium

Vídeo que viralizou na internet mostra o momento em que o animal parte para cima do funcionário do aquário

Internacional|Maria Cunha*, do R7

O golfinho Sundance nadou em direção ao treinador e o atacou durante o show
O golfinho Sundance nadou em direção ao treinador e o atacou durante o show O golfinho Sundance nadou em direção ao treinador e o atacou durante o show

Um vídeo postado no TikTok no último sábado (9) viralizou na internet ao mostrar o momento em que um golfinho, chamado Sundance, ataca seu treinador. As imagens foram feitas por um fotógrafo que estava assistindo, na plateia, ao Dolphin Flipper Show, do Miami Seaquarium, na Flórida, EUA. 

O funcionário do aquário é lançado ao sofrer uma investida do animal. No vídeo, é possível ver que ele tenta sair da água três vezes, mas não consegue. Algumas pessoas da plateia chegaram a ficar em dúvida se tudo era uma encenação que fazia parte do show. 

Shannon Carpenter foi o responsável pela gravação e informou que o incidente ocorreu após 10 ou 15 minutos do começo da exibição. "Parecia que o golfinho tinha colidido com o treinador", disse o fotógrafo à estação de televisão americana Miami News 7.

Carpenter contou que primeiro houve luta e depois algum tipo de choque debaixo d'água. "O funcionário começou a nadar de volta para a borda, e parecia que ele tinha sido atropelado mais algumas vezes.”

Publicidade

De acordo com a Fox 13 News, após o incidente o treinador saiu da água e ficou de joelhos até que a apresentação terminasse. 

O Miami Seaquarium afirmou em um comunicado que o ocorrido havia sido um acidente. "Ao demonstrar um comportamento praticado como parte do Flipper Show em 9 de abril, um treinador acidentalmente arranhou o golfinho Sundance com a mão. Isso foi sem dúvida doloroso para Sundance, que reagiu rompendo a sequência de movimentos, nadando em direção ao treinador e atingindo-o." 

Publicidade

De acordo com o aquário, esta é a primeira vez que o treinador e o golfinho, que vive no local desde o seu nascimento, se chocam. Para evitar mais acidentes, os procedimentos do Flipper Show e de outras performances do Seaquarium estão sendo avaliados e possíveis ajustes nos protocolos vão minimizar o risco de futuros acidentes.

Leia também

A Dolphin Company, proprietária do Miami Seaquarium, assumiu a administração da atração do sul da Flórida há apenas quatro semanas. A empresa disse que tanto Sundance quanto o treinador, que foi levado de ambulância para o hospital, estão se recuperando bem.

Publicidade

A ONG Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) condenou o ocorrido e afirmou no Twitter que "o tempo acabou" para o Miami Seaquarium e que os animais devem ser enviados a um santuário. Além disso, a organização reforçou que não apoia a ida ao aquário, mas é a favor da exposição de episódios como esse.

A Peta disse ainda que a Dolphin Company tinha mentido ao afirmar que foi a primeira vez que um incidente como esse aconteceu. Em um post nas redes sociais, a organização explica que a veterinária Jenna Wallace afirmou que o golfinho Sundance já havia batido em um treinador antes e que houve episódios agressivos em muitas ocasiões.

A profissional notou que a alta administração do aquário teria mentido aos inspetores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que estão investigando as violações da Lei de Bem-Estar Animal no parque.

*Estagiária do R7, com supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.