Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpe: Justiça da Venezuela suspende eleição em Barinas

Político opositor ao governo Maduro, Freddy Superlano teve candidatura questionada pelo Tribunal Supremo local

Internacional|Do R7

População se manifesta contra golpe do governo Maduro em eleições regionais
População se manifesta contra golpe do governo Maduro em eleições regionais População se manifesta contra golpe do governo Maduro em eleições regionais

O TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela suspendeu a candidatura do político opositor ao chavismo Freddy Superlano, em mais um golpe eleitoral do governo Nicolás Maduro. O candidato concorria ao cargo de govenador de Barinas, reduto da família do ex-presidente Hugo Chávez.

A vitória de Superlano daria um ponto-final aos mais de 20 anos de hegemonia da família Chávez, que comanda o estado desde 1998. A região é a única que ainda não definiu o governador vencedor das eleições, que ocorreram em 21 de novembro.

A manobra do TSJ indicou ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) a inelegibilidade de Superlano para cargos públicos no país, segundo o portal argentino Infobae. O candidato teria infringido pelo menos dois artigos da Constituição venezuelana.

A demora na divulgação dos resultados das eleições em Barinas fez com que a população e outras organizações, como a Voto Joven, pressionassem o poder público pelo anúncio do próximo governador do estado.

Publicidade

A CNE declarou que a JNE (Junta Nacional Eleitoral) deveria totalizar as “atas restantes na eleição do governador do estado de Barinas”, já que o prazo concedido aos responsáveis locais e regionais havia expirado sem um resultado anunciado.

Superlano disputou o cargo com Argenis Chávez, candidato do governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) e atual governador. Argenis é o irmão mais velho do falecido presidente Chávez.

A dominação de Barinas começou com o pai do ex-mandatário, Hugo de los Reyes Chávez, governador de 1998 a 2008; seguiu com o irmão Adán, atual embaixador da Venezuela em Cuba, entre 2006 e 2016; e continuou com Argenis, que está no cargo desde 2017.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.