Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Igreja Católica suíça encomenda levantamento independente sobre abusos sexuais

Universidade de Zurique será responsável por comandar estudo para esclarecer agressões sexuais desde o século passado

Internacional|

Igreja Católica europeia sofre pressão para investigação de casos de abuso no último século
Igreja Católica europeia sofre pressão para investigação de casos de abuso no último século Igreja Católica europeia sofre pressão para investigação de casos de abuso no último século

A Igreja Católica suíça anunciou nesta segunda-feira (4) que encomendou um estudo universitário independente para esclarecer as agressões sexuais cometidas dentro da instituição desde meados do século 20 e para "aprender as lições" do passado.

A Conferência Episcopal Suíça, a Conferência Central Católica Romana Suíça e a Conferência Suíça de Uniões de Ordens e outras Comunidades de Vida Consagrada disseram em entrevista coletiva que encomendaram à Universidade de Zurique o estudo sobre essas agressões.

"É necessário lançar luz sobre os crimes cometidos no passado dentro da Igreja Católica Romana. Devemos aprender com eles e fazer todo o possível para que não ocorram mais injustiças", disse o bispo da cidade de Chur, Joseph Maria Bonnemain, chefe da comissão de especialistas em abuso sexual na esfera eclesiástica da conferência episcopal.

A Igreja quer garantir à equipe do projeto "livre acesso a arquivos". Os resultados são esperados até o fim de 2023.

A Igreja Católica da Suíça segue a tendência de outros países da Europa que iniciaram investigações independentes sobre as ações de religiosos no continente. Alemanha e França são duas das nações empenhadas em revelar crimes sexuais cometidos por padres e clérigos europeus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.