Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio na Califórnia faz 8 mil pessoas abandonarem suas casas

Costa dos EUA vem sendo atingida por uma intensa onda de calor, com temperaturas máximas beirando os 50 graus Celcius

Internacional|Da EFE, com R7

Mais de 900 bombeiros foram acionados para combater as chamas
Mais de 900 bombeiros foram acionados para combater as chamas Mais de 900 bombeiros foram acionados para combater as chamas

Um grande incêndio no norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, incinerou cerca de 8 mil hectares, o que provocou a retirada de 8 mil pessoas que vivem em áreas próximas, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira (1º).

Mais de 900 bombeiros combatem atualmente o "Lava Fire", conforme foi batizado pelas autoridades, que já foi contido em 19% até agora, de acordo com o último boletim do Departamento de Proteção contra Incêndio da Califórnia, conhecido como Cal Fire.

O incêndio, que foi iniciado por um raio, está localizado no condado de Siskiyou, na Califórnia, perto da fronteira com o Oregon. Um jornalista do portal local KQED News compartilhou no Twitter uma foto da enorme massa de fumaça no local onde as chamas se instalaram. Veja abaixo: 

Embora ainda seja o início da temporada de incêndios na Califórnia, que tende a começar em julho, a atual onda de calor extremo no oeste dos EUA criou as condições para que vários incêndios tenham crescido nos últimos dias.

Publicidade

A costa oeste dos EUA tem sido atingida por uma intensa onda de calor, com temperaturas máximas beirando aos 50 graus Celcius. Outros estados norte-americanos, como Oregon, Washington, Colorado e Arizona também foram atingidos.

A Califórnia viveu em 2020 o pior ano de sua história em número de incêndios e área queimada, já que foram incinerados mais de 1.618.742 hectares.

Publicidade

De acordo com o Cal Fire, o estado sofreu mais de 9.900 incêndios no ano passado, quase 10.500 estruturas foram danificadas e 33 mortes relacionadas foram confirmadas.

Para fazer frente à temporada que se avizinha, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira um aumento temporário do salário dos bombeiros contratados pelo governo federal, para um mínimo de US$ 15 (aproximadamente R$ 75) por hora, na tentativa de conter o impacto dos incêndios no oeste do país.

Publicidade

A medida é determinada no momento em que pelo menos 36 incêndios queimam em estados como Califórnia, Oregon, Washington, Colorado e Arizona; em muitos casos alimentados pela intensa onda de calor que atinge a costa oeste do país, onde foram registradas temperaturas próximas a 50 graus Celsius.

Além disso, Biden prometeu tratar o problema dos incêndios com a mesma intensidade com que aborda a temporada de furacões a cada ano, e ressaltou que a situação está pior a cada ano devido à crise climática.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.