A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, chega à base aérea para embarcar para a Polônia
Saul Loeb/AFP - 09.03.2022A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, viajou para a Polônia nesta quarta-feira (9) para avaliar como fornecer "assistência militar" à Ucrânia, informou a Casa Branca, o que coincide com a controvérsia causada pela oferta de caças poloneses.
A viagem de Harris foi planejada antes de a Polônia surpreender os Estados Unidos na terça-feira ao oferecer seus caças MIG-29 para entrega na Ucrânia.
A vice-presidente se reunirá na quinta-feira com o presidente polonês Andrzej Duda e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, segundo fontes norte-americanas.
Harris também se encontrará com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau na Polônia, com quem terá uma reunião.
A representante dos EUA planeja conversar com refugiados ucranianos e com funcionários da embaixada dos EUA em Kiev, que deixaram a sede diplomática.
Um funcionário da Casa Branca evitou a questão dos caças ao dar detalhes da viagem de Harris. "Falamos há muito tempo com autoridades polonesas sobre a melhor maneira de prestar assistência militar à Ucrânia. E é um diálogo que vai continuar durante esta viagem oficial", disse.
A Polônia surpreendeu os Estados Unidos na terça-feira quando disse que estava pronta para disponibilizar seus aviões MIG-29 para Washington "sem demora" para embarque para a Ucrânia.
Os Estados Unidos rejeitaram a proposta do envio dos caças poloneses à Ucrânia, dizendo que "não era viável". Washington teme que o conflito possa escalar se o presidente russo, Vladimir Putin, considerar tal assistência militar como envolvimento direto da OTAN na guerra.
Harris também viajará para a Romênia após sua visita à Polônia. Essa é a terceira viagem à Europa da vice-presidente, que já visitou a França e participou da conferência de segurança em Munique, na Alemanha, em fevereiro.