Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder da Catalunha não esclarece posição sobre independência

Em carta, Puigdemont reforça que diálogo deve ser iniciado o mais breve possível

Internacional|

Espanha diz que vai assumir a administração da região autônoma se Puigdemont não se posicionar com clareza
Espanha diz que vai assumir a administração da região autônoma se Puigdemont não se posicionar com clareza Espanha diz que vai assumir a administração da região autônoma se Puigdemont não se posicionar com clareza

O líder da Catalunha, Carles Puigdemont, não esclareceu nesta segunda-feira (16) se declarou a independência da região do restante da Espanha na semana passada, abrindo caminho para que o governo central de Madri assuma o controle da Catalunha e a governe diretamente.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, havia dado a Puigdemont até as 10h (5h no horário de Brasília) desta segunda-feira para esclarecer seu posicionamento — e até quinta-feira (19) para mudar de opinião se insistir em uma separação —, e disse que Madri suspenderia a autonomia da Catalunha se Puigdemont escolhesse a independência.

Leia também

Em sua carta a Rajoy, divulgada pela mídia local da Catalunha, Puigdemont não responde diretamente à pergunta e diz, em vez disso, que os dois devem se encontrar o mais rápido possível para iniciar diálogo ao longo dos próximos dois meses.

"Nossa oferta de diálogo é sincera apesar de tudo que aconteceu", disse Puigdemont na carta.

Publicidade

A vice-primeira-ministra espanhola, Soraya Sáenz de Santamaria, afirmou em resposta que o governo da Espanha vai assumir a administração da região autônoma se Puigdemont não se posicionar com clareza até as 10h da próxima quinta. 

— O sr. Puigdemont ainda tem a oportunidade de começar a resolver essa situação, ele precisa responder 'sim' ou 'não' sobre a declaração (de independência). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.