Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes mundiais comemoram tratado de paz entre Coreias

Primeiro-ministro japonês, Donald Trump e Rússia se pronunciaram; Moon Jae-in e Kim Jong-un anunciaram planos para encerrar guerra

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters

Líderes anunciaram planos para acabar com guerra
Líderes anunciaram planos para acabar com guerra Líderes anunciaram planos para acabar com guerra

Líderes mundiais expressaram sua satisfação nesta sexta-feira (27) após o anúncio do tratado de paz feito pelas Coreias do Norte e Sul para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia (1950-1953) até o final deste ano.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que dá boas-vindas às discussões sérias entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sobre a desnuclearização e outros assuntos.

Para Abe, a reunião representa "um avanço positivo para a resolução de vários problemas em relação à Coreia do Norte". "Esperamos fortemente que a Coroia do Norte tome medidas concretas por meio dessa reunião e de uma cúpula entre os EUA e a Coréia do Norte", completou o japonês. As informações são da agência de notícias Reuters. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também elogiou o encontro, ao comentar a cúpula histórica, apesar de ter colocado em dúvida por quanto tempo a diplomacia positiva irá durar.

Publicidade

"Após um ano furioso de lançamentos de mísseis e testes nucleares, um encontro histórico entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está acontecendo agora. Boas coisas estão ocorrendo, mas apenas o tempo dirá", escreveu Trump em mensagem no Twitter. O presidente completou que os Estados Unidos e todos os americanos devem estar "muito orgulhosos" do que está acontecendo agora na Coreia.

Também o Kremlin — sede do governo da Rússia — elogiou a cúpula coreana como uma "notícia muito positiva", acrescentando que o diálogo direto na península era promissor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.