Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Macron garante apoio da França à OMS para acelerar vacinação global

Presidente francês ainda criticou o 'nacionalismo das vacinas' que pode prejudicar o combate ao coronavírus

Internacional|Da EFE

Macron criticou o "nacionalismo das vacinas"
Macron criticou o "nacionalismo das vacinas" Macron criticou o "nacionalismo das vacinas"

O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta segunda-feira (8) continuar apoiando os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acelerar a distribuição de vacinas contra a covid-19 em países em desenvolvimento.

Em videoconferência entre Macron e o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, o governante francês criticou o "nacionalismo das vacinas" e disse que se cada país ficar entrincheirado nas suas fronteiras, o vírus continuará a se propagar, relatou uma fonte do Palácio do Eliseu.

"Ou sairemos juntos desta pandemia ou não sairemos totalmente. Se nem todos os países tiverem acesso a soluções, haverá uma evolução de novas tensões que colocarão em perigo a nossa saúde coletiva", afirmou a fonte a um grupo de jornalistas para resumir a mensagem de Macron.

O chefe da OMS alertou durante semanas para o perigo de os países ricos monopolizarem a produção e a distribuição de vacinas, e hoje reforçou esse alerta em conferência organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Publicidade

"Não é justo que haja países onde os jovens saudáveis são vacinados, enquanto em outros países, de renda média ou baixa, nem mesmo os trabalhadores da saúde têm acesso", criticou Tedros.

Macron destacou que a França está "na vanguarda" da solidariedade em matéria de vacinas através da participação desde o início no mecanismo COVAX, que busca financiar a vacinação nos países com menos recursos. O presidente francês também considerou "absolutamente fundamental" a transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento, para que estes possam produzir as próprias vacinas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.