Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mandela tem boa recuperação após cirurgia, afirma presidência sul-africana

Ex-presidente da África do Sul passou por uma operação em dezembro para extrair pedras da vesícula e também sofreu com uma infecção respiratória

Internacional|Do R7

Nelson Mandela continua melhorando em sua casa em Johanesburgo
Nelson Mandela continua melhorando em sua casa em Johanesburgo Nelson Mandela continua melhorando em sua casa em Johanesburgo

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela "se recuperou" da operação pela qual passou em dezembro para extrair pedras da vesícula e da infecção respiratória que sofreu, informou neste domingo (6) a presidência sul-africana.

Segundo a fonte, citada pela agência local "Sapa", os médicos consideram que Mandela, que tem 94 anos e passou duas semanas internado em um hospital de Pretória, fez "rápidos progressos" e continua melhorando em sua casa de Johanesburgo. Mandela está voltando gradualmente a sua rotina habitual, informou a presidência.

Leia mais e fique ligado nos acontecimentos pelo mundo

Nelson Mandela se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, após passar 27 anos preso por seu ativismo durante 67 anos contra o apartheid, sistema racista imposto no país pela minoria branca. Mandela liderou uma transição exemplar que evitou uma guerra civil prevista por muitos, e é um símbolo mundial da luta pelos direitos humanos e pela democracia.

Publicidade

A família de Mandela pediu no mês passado à imprensa que deixassem de criar rumores sobre sua morte, e asseguraram que Madiba - nome do clã de Mandela em língua xhosa com o qual é chamado carinhosamente na África do Sul - estava bem. O presidente sul-africano, Jacob Zuma, manifestou seus bons votos a Mandela e lhe reiterou "o amor e o apoio de todos os sul-africanos".

O ex-presidente, prêmio Nobel da Paz em 1993, continua morando em Qunu, no sudeste do país, e só retornou a Johanesburgo para os exames médicos. A de dezembro foi a terceira hospitalização de Mandela nos últimos dois anos, embora o ex-líder fique sob permanente vigilância médica em sua residência. Sua última aparição em público foi no encerramento do Mundial de Futebol da África do Sul, em julho de 2010.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.