Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maquinista no Japão abandona comando para ir ao banheiro

Trem de alta velocidade se atrasou um minuto, o que gerou uma investigação no país; homem deixou posto por 3 minutos

Internacional|Da AFP

Maquinista no Japão abandona comando de trem para ir ao banheiro
Maquinista no Japão abandona comando de trem para ir ao banheiro Maquinista no Japão abandona comando de trem para ir ao banheiro

O maquinista de um trem japonês de alta velocidade passou o comando do comboio, no meio da viagem, para um funcionário não qualificado para poder ir com urgência ao banheiro - informou a companhia ferroviária.

O caso poderia ter passado despercebido, mas o trem chegou com um minuto de atraso, o que imediatamente ativou uma investigação no país, famoso por sua pontualidade.

O maquinista do Shinkansen admitiu que abandonou o posto, por estar com dor de barriga. Para poder ir ao banheiro, passou os controles do trem, com 160 passageiros a bordo, para um cobrador.

Ele se ausentou por três minutos, quando o trem circulava a 150 km/h.

Publicidade

Os Shinkansen estão altamente protegidos pelo sistema informatizado e centralizado de comando, e o maquinista deve permanecer em seu posto para administrar situações inesperadas, disse um porta-voz à AFP. 

Quando os maquinistas precisam ir urgentemente ao banheiro, enquanto estão no comando do trem, devem se coordenar com o centro de comando para passar o controle para outro profissional qualificado. Outra opção é parar o trem, na metade da via, ou na estação mais próxima, antes de atender suas necessidades. 

Publicidade

Aparentemente, a ausência do maquinista fez o trem chegar com um minuto de atraso a seu destino. 

Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, a direção da empresa pediu desculpas e garantiu que o motorista será responsabilizado por seus atos.

O maquinista se defendeu, afirmando que não quis provocar nenhum atraso e que "não informou [a situação] por vergonha".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.