Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Migração da UE para o Reino Unido atingiu recorde antes do Brexit, diz levantamento

Migração líquida alcançou um novo recorde de 189 mil pessoas no ano transcorrido até junho

Internacional|

Presença de grandes comunidades de minorias e a língua inglesa fazem do país um lugar atraente há tempos
Presença de grandes comunidades de minorias e a língua inglesa fazem do país um lugar atraente há tempos Presença de grandes comunidades de minorias e a língua inglesa fazem do país um lugar atraente há tempos

A migração da União Europeia para o Reino Unido atingiu um recorde nos 12 meses que antecederam o referendo de junho que decidiu pela saída britânica do bloco, e no qual as preocupações com a imigração motivaram muitos eleitores que votaram pela desfiliação.

O governista Partido Conservador havia prometido reduzir a imigração anual para menos de 100 mil pessoas, mas descumpriu a promessa em parte porque o número de recém-chegados à Europa continuou a crescer devido a fatores como as perspectivas de trabalho melhores.

A migração líquida da UE para o solo britânico, que computa os que chegam menos os que partem, alcançou um novo recorde de 189 mil pessoas no ano transcorrido até junho, informou o ONS (Escritório de Estatísticas Nacionais, na sigla em inglês). A migração líquida em geral foi de 335 mil, só mil pessoas a menos do que o pico anterior.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, prometeu controlar a imigração como parte do acordo de desfiliação da UE, e muitos eleitores culpam as regras de liberdade de circulação do bloco pelo aumento de recém-chegados, que agora o governo disse poder ser capaz de limitar.

Publicidade

"O Brexit (separação britânica da UE) nos dá a oportunidade de poder controlar os números que chegam da Europa", disse o ministro da Imigração, Robert Goodwill, à rede de televisão Sky News nesta quinta-feira.

Crise global: uma em cada sete pessoas no mundo é migrante ou refugiada

Publicidade

— Queremos voltar a níveis sustentáveis, e isso diz respeito (...) à pressão que isso impõe à saúde pública, à pressão que isso impõe à educação, à pressão que isso impõe à moradia, e isso ficou muito claro durante o referendo.

O Reino Unido ainda não detalhou suas metas para as conversas sobre o rompimento com a UE, mas muitos líderes europeus já disseram que o país não deveria esperar manter o acesso desimpedido ao mercado comum, vital para muitos negócios, e ao mesmo tempo poder restringir a liberdade de movimento.

Publicidade

O que há por trás da crise de imigrantes na Europa?

Pouco mais de metade da migração líquida ao Reino Unido veio de nações de fora da UE, mas a Romênia se tornou o país mais comum de última residência dos imigrantes que chegaram às terras britânicas em 2015, representando 10 por cento dos recém-chegados, disse o ONS.

A presença de grandes comunidades de minorias e a língua inglesa fazem do país um lugar atraente há tempos, mas o desemprego alto e os salários baixos no sul europeu ajudaram a atiçar levas recentes de imigração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.