Internacional Milhares de pessoas são evacuadas por inundação que ameaça Sydney

Milhares de pessoas são evacuadas por inundação que ameaça Sydney

Serviços de emergência da Austrália atenderam a mais de 29 resgates e foram chamados mais de 1.400 vezes em 24 horas

AFP
Estradas em toda a cidade estão intransitáveis

Estradas em toda a cidade estão intransitáveis

MICK TSIKAS/EPA/AAP - 2.7.2022

Milhares de australianos em Sydney, na Austrália, receberam ordens para evacuar suas casas neste domingo (3), quando chuvas torrenciais atingiram a maior cidade do país e inundaram seus arredores. 

Estradas em toda a cidade estão intransitáveis, e as autoridades dizem que pelo menos 18 ordens de evacuação foram emitidas no oeste de Sydney, uma área atingida por graves inundações em março passado. "Esta é uma situação de emergência com risco de vida", afirmou Stephanie Cooke, ministra dos Serviços de Emergência do estado de Nova Gales do Sul, a repórteres. 

A Austrália sofre especialmente com as mudanças climáticas, com inundações, incêndios florestais mortais, eventos de branqueamento na Grande Barreira de Corais se tornando mais comuns e intensos. 

Com a previsão de piora nas condições climáticas nos próximos dias, Cooke descreveu as inundações como uma "situação em rápida evolução" e alertou as pessoas para estarem "preparadas para deixar suas casas a qualquer momento". 

Ela pediu às pessoas que vivem ao longo de um trecho de 500 km da costa leste da Austrália, ao sul e ao norte de Sydney, que considerem o cancelamento de viagens por ocasião das férias escolares devido ao clima. 

Os serviços de emergência atenderam a mais de 29 resgates por enchentes e foram chamados mais de 1.400 vezes nas últimas 24 horas, informou o órgão. As inundações de março na costa leste, desencadeadas por fortes tempestades que devastaram o oeste de Sydney, ceifaram a vida de 20 pessoas. 

Últimas