Internacional Militantes que tentaram fugir pelo mar são devolvidos à Hong Kong

Militantes que tentaram fugir pelo mar são devolvidos à Hong Kong

Dez pessoas foram condenados por um tribunal chinês a penas de até três anos de prisão por atravessar ilegalmente a fronteira

Grupo chamado 12 de Hong Kong fugiu de região em uma embarcação

Grupo chamado 12 de Hong Kong fugiu de região em uma embarcação

Lam Yik/Reuters - 22.3.2021

Oito habitantes de Hong Kong de um grupo pró-democracia que tentaram fugir em uma embarcação para Taiwan no ano passado foram entregues nesta segunda-feira (22) às autoridades da cidade depois de cumprirem uma pena de prisão na China continental.

O grupo, conhecido como "os 12 de Hong Kong", foi detido em agosto pela guarda costeira chinesa a 70 km de Hong Kong antes de ser entregue à polícia de Shenzhen (sul da China).

Os militantes estavam ameaçados de julgamento em Hong Kong por terem participado das grandes manifestações pró-democracia na ex-colônia britânica em 2019. 

Em dezembro, dez deles foram condenados por um tribunal chinês a penas de até três anos de prisão por atravessar ilegalmente a fronteira.

Os dois menores que estavam a bordo foram entregues às autoridades de Hong Kong.

Nesta segunda-feira, oito dos "12 de Hong Kong" foram entregues à polícia do território semi-autônomo após terem purgado suas penas.

Os dois membros que permanecem detidos na China foram condenados a penas maiores por terem organizado uma passagem ilegal da fronteira.

Últimas