Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Militar é condenado a 5.130 anos de prisão na Guatemala

López Alonso vivia nos Estados Unidos e foi deportado em 2016, após ficar preso por seis anos por problemas com o departamento de imigração local

Internacional|Da Ansa Brasil

Legislação prevê 50 anos como prazo máximo
Legislação prevê 50 anos como prazo máximo Legislação prevê 50 anos como prazo máximo

A Justiça da Guatemala condenou nesta quarta-feira (21) o militar da reserva Santos López Alonso a 5.130 anos de prisão pelo massacre de 171 pessoas no vilarejo de Dos Erres, no norte do país, ocorrido em 1982.

López Alonso vivia nos Estados Unidos e foi deportado em 2016, após ficar preso por seis anos por problemas com o departamento de imigração local. A operação que terminou com os assassinatos tinha o objetivo de recuperar armamento roubado por guerrilheiros de esquerda das Forças Armadas Rebeldes (Far), durante a Guerra Civil do país (1960-1996).

Guatemala encontra migrantes de outros países em caravana

Santos López Alonzo pertencia a uma tropa de elite chamada "Kailabiles", que foi responsabilizada pelo ataque. O militar foi condenado a 30 anos de prisão por cada vítima fatal, o que totaliza 5.130 anos.

Publicidade

Leia também

A legislação local prevê, no entanto, que o prazo máximo de prisão para criminosos seja de 50 anos. O tribunal considerou López Alonso, que tem 66 anos, culpado por crimes contra a humanidade, estupros, sequestro e adoção ilegal uma criança que tinha 5 anos na época, filha de uma das vítimas do ataque.

Acompanhe o noticiário internacional do R7

Publicidade

De acordo com uma Comissão da Verdade formada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), por volta de 200 mil pessoas foram mortas e outras 45 mil desapareceram durante a Guerra Civil da Guatemala.

Veja a galeria - Guatemala: Erupção de vulcão força a retirada de milhares de pessoas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.