Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Muçulmana se nega a tirar véu e é deportada de aeroporto na Bélgica

País proíbe uso de vestes que cubram todo o rosto

Internacional|Do R7

Nicabe cobre o rosto e só revela os olhos das mulheres muçulmanas
Nicabe cobre o rosto e só revela os olhos das mulheres muçulmanas Nicabe cobre o rosto e só revela os olhos das mulheres muçulmanas

Uma mulher dinamarquesa que se recusou a tirar seu nicabe (véu que cobre o rosto e só revela os olhos usado por mulheres muçulmanas) foi deportada na última quarta-feira (13) do aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, depois que a polícia não foi capaz de identificá-la. As informações são da rede de notícias Al Jazeera.

O secretário de Estado belga para assuntos de Asilo e Migração, Theo Francken, comentou o episódio em sua conta no Twitter nesta sexta-feira (15). De acordo com Francken, uma dinamarquesa vinda da Tunísia se negou a tirar seu nicabe na alfândega belga e, sem ser identificada, foi mandada de volta para Tunis, a capital tunisiana.

Leia também

Em novembro de 2015, a polícia de Bruxelas deteve brevemente uma mulher saudita que usava um nicabe. Desde julho de 2011, a Bélgica proíbe o uso de véus como o nicabe e a burca — que cobrem todo o rosto — em locais públicos. As mulheres que descumprirem a norma estão sujeitas a multas e até sete dias em detenção.

Embora tenha sido alvo de críticas, a medida foi sustentada pela Corte Europeia de Direitos Humanos, que afirma que a proibição não é discriminatória e nem afeta o direito ao respeito e à liberdade de religião na esfera privada. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.