Internacional Mundo homenageia vítimas de atentados terroristas

Mundo homenageia vítimas de atentados terroristas

Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo busca trazer reflexão sobre os efeitos dos atentados na sociedade

  • Internacional | Do R7

11 de Setembro causou quase 3.000 mortes

11 de Setembro causou quase 3.000 mortes

Jason Szenes/EFEArquivo EPA - 11.9.2001

As vítimas de atentados foram lembradas nesta sexta-feira (21) no "Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo".

Criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2018, a data tem o objetivo de fazer a humanidade refletir sobre os efeitos psicológicos e sociais que o terrorismo deixa na vida da sociedade.

Relembre alguns atos terroristas que marcaram o mundo

11 de Setembro

Prestes a completar 20 anos, a derrubada das Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001, é um dos atentados mais marcantes dos últimos anos. O choque das aeronaves nos dois arranha-céus situados na cidade de Nova York causou 2 996 mortos, incluindo 19 terroristas.

Ataques em Paris

Na capital francesa, o ano de 2015 foi marcado por uma série de atentados que deixaram 137 mortos e 352 pessoas feridas. Os terroristas agiram em três equipes responsáveis por seis ataques na cidade. Em um dos ataques, o da casa de shows Bataclan, onde morreram pelo menos 89 pessoas, os terroristas gritaram frases relativas à Síria e ao Iraque.

Dia da Bastilha

Em 2017, foi a vez da cidade francesa de Nice ser alvo de um ataque terrorista que causou ao menos 86 mortes Mohamed Lahouaiej Bouhlel, o franco-tunisiano autor do ataque, dirigiu um caminhão por quase 2 km na orla da riviera francesa, atropelando centenas de pessoas no momento em que uma multidão comemorava o tradicional feriado do Dia da Bastilha..

Mercado Natal

Outro atropelamento terrorista que chocou o mundo aconteceu na cidade de Berlim, na Alemanha. O autor do ataque, um paquistanês de 23 anos, invadiu um mercado e deixou 12 mortos e 48 feridos.

Ataque a facas na Inglaterra

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas depois que um homem atacou, a facadas no último mês de junho, diversos frequentadores de um parque na cidade de Reading, no sul da Inglaterra. A polícia do Reino Unido classificou a ação de um homem de 25 anos como "ataque terrorista".

Últimas