Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Navio-tanque da marinha iraniana naufraga após incêndio

Toda a tripulação foi resgatada antes que a embarcação de 207 metros de comprimento fosse parar no fundo do mar

Internacional|

Navio-tanque da marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã após incêndio
Navio-tanque da marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã após incêndio Navio-tanque da marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã após incêndio

A Marinha iraniana anunciou, nesta quarta-feira (2), o naufrágio de um grande navio-tanque no Golfo de Omã, após horas de combate a um incêndio que eclodiu a bordo no dia anterior.

A tripulação do Kharg foi retirada antes que o navio afundasse no porto de Jask, no sul do Irã, de acordo com um comunicado da Marinha.

As autoridades iranianas apresentam o Kharg como um "navio-escola de apoio", que está em serviço há mais de quatro décadas. Mas, de acordo com GlobalSecurity.org, um site americano especializado em questões militares, trata-se de um petroleiro e porta-helicópteros, construído no Reino Unido.

Adquirido durante o período de governo do último xá, o navio de 207 metros foi entregue em 1984, ou seja, após a revolução iraniana de 1979, quando a recém-nascida República Islâmica estava em guerra contra o Iraque, acrescenta o site.

Publicidade

A televisão estatal iraniana transmitiu imagens aparentemente tiradas da costa e mostrando uma espessa coluna de fumaça subindo do mar e indicando que era o "Kharg" em chamas.

"Missão de treinamento"

O fogo começou em "um dos sistemas" do navio, diz o texto da Marinha, sem fornecer maiores detalhes.

Publicidade

Os serviços de emergência lutaram por 20 horas depois que a tripulação evacuou o navio, mas "com a propagação do fogo, a missão de resgate do Kharg falhou e o navio afundou perto de Jask", disse a Marinha.

Navio de 207 metros de comprimento estava na marinha iraniana há 40 anos
Navio de 207 metros de comprimento estava na marinha iraniana há 40 anos Navio de 207 metros de comprimento estava na marinha iraniana há 40 anos

O texto acrescenta que o navio, em serviço há décadas, realizou recentemente uma missão de treinamento em águas internacionais.

Publicidade

Em 2020, 19 marinheiros iranianos morreram durante manobras militares depois que o navio de guerra onde estavam foi atingido por engano por um tiro.

Em abril, as autoridades iranianas anunciaram que um navio comercial, o Saviz, sofreu danos materiais no Mar Vermelho devido a uma explosão de origem indeterminada.

O New York Times noticiou que o Saviz foi alvo de um ataque israelense, em resposta a "anteriores ataques iranianos a navios israelenses".

O governo iraniano anunciou há poucos dias que seu projeto de oleoduto com destino a Jask havia sido concluído e que o petróleo já podia ser transportado para o porto.

Para o Irã, exportar petróleo via Jask significa ganhar vários dias de navegação, com relação ao porto de Jark, no Golfo, e também evitar o Estreito de Ormuz, centro de importantes tensões entre a República Islâmica e os Estados Unidos, cujos navios de guerra estão presentes na região.

Devido às sanções dos EUA contra o Irã, introduzidas pelo governo do ex-presidente Donald Trump para reduzir as exportações da República Islâmica, Teerã é muito discreto quanto aos embarques de petróleo, destinados aos poucos clientes que ainda se atrevem a comprá-lo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.