Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Negociações entre Irã e agência nuclear da ONU não avançam

Internacional|

VIENA (Reuters) - Não houve avanço nas negociações entre a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entidade da ONU, e o Irã sobre questões não resolvidas em torno do programa nuclear iraniano, disse nesta sexta-feira o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, após uma visita a Teerã.

O Irã e potências mundiais estão se empenhando em chegar a um acordo final em negociações nucleares em Viena, pelo qual as autoridades iranianas concordariam em reduzir suas pesquisas atômicas, que o país nega estarem destinadas a desenvolver uma bomba, em troca da remoção de sanções.

A AIEA irá desempenhar um papel crucial no acompanhamento e verificação de qualquer acordo final. O Irã vem barrando a investigação da agência, que ocorre em paralelo às negociações políticas com as potências, sobre possíveis dimensões militares do programa nuclear iraniano no passado.

Amano se reuniu na quinta-feira com o presidente do Irã, Hassan Rohani, e o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do país, Ali Shamkhani, em Teerã.

Publicidade

"O propósito da visita era fazer avançar os trabalhos para a resolução de todas as questões pendentes em relação ao programa nuclear do Irã, incluindo o esclarecimento de possíveis dimensões militares", disse Amano, em comunicado. "Eu acredito que ambos os lados têm uma melhor compreensão sobre algumas maneiras de ir em frente, embora seja necessário mais trabalho."

(Reportagem de Shadia Nasralla)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.