Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Noruega impede autor de massacre em Oslo de criar partido fascista

Para ser criado, grupo precisa de mais de uma pessoas, mas por enquanto há apenas Breivik

Internacional|

Anders Breivik foi condenado ano passado a 21 anos de prisão
Anders Breivik foi condenado ano passado a 21 anos de prisão Anders Breivik foi condenado ano passado a 21 anos de prisão (Frank Augstein/ASSOCIATED PRESS)

A Noruega negou a Anders Behring Breivik, autor de dois ataques que mataram 77 pessoas em julho de 2011, a criação de um partido fascista, indicou à imprensa nesta sexta-feira (10) o órgão do governo encarregado de pedidos desse tipo.

O jornal Aftenposten revelou que o extremista preso havia apresentado um pedido para criar uma associação que desejava batizar "Partido Fascista Norueguês e a Liga Nórdica".

Mas as condições legais não estão reunidas, declarou a porta-voz dessa administração, Mette Siri Broenmo.

— Para ser uma associação, são necessárias duas pessoas ou mais [...], e aqui há apenas Breivik.

Publicidade

Breivik cumpre uma pena de 21 anos de prisão, extensíveis enquanto for considerado perigoso, depois de ter matado oito pessoas em um atentado a bomba em Oslo e outras 69 depois de ter atirado em jovens social-democratas que participavam de um encontro ilha de Utoeya no dia 22 de julho de 2011.

Seu advogado, Tord Jordet, declarou ao Aftenposten que pretende apresentar novamente um pedido de criação de associação, cumprindo desta vez as condições exigidas.

Publicidade

A criação de um partido político é mais difícil. Para que seja reconhecido, e seja beneficiado com um financiamento público, a lei norueguesa exige 5.000 pessoas.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.