Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Noruega rejeita pedido dos EUA para destruir arsenal químico da Síria

País alegou não ter capacidade e tempo para cumprir os prazos estabelecidos

Internacional|

Ataque com armas químicas em Damasco, em agosto, fez mais de 1.400 vítimas
Ataque com armas químicas em Damasco, em agosto, fez mais de 1.400 vítimas Ataque com armas químicas em Damasco, em agosto, fez mais de 1.400 vítimas

As autoridades norueguesas informaram nesta sexta-feira (25) que rejeitaram o pedido dos Estados Unidos para que o arsenal químico sírio seja destruído no país nórdico por falta de capacidade e de tempo para cumprir os prazos fixados.

"Noruega e Estados Unidos mantiveram conversas iniciais nas últimas semanas e trocaram informação importante sobre a possibilidade de destruir as armas químicas sírias. A conclusão é que a Noruega não é o lugar mais adequado para destruir essas armas", disse por meio de um comunicado o Ministério das Relações Exteriores.

O desarmamento químico da Síria foi estipulado por um acordo alcançado em setembro entre Moscou e Washington para evitar uma intervenção militar americana no país árabe, o que seria uma resposta ao ataque com armas químicas de 21 de agosto contra bairros da periferia de Damasco, cuja autoria não foi esclarecida.

Espera-se que a destruição do arsenal químico do regime sírio, estimado em cerca de 1.000 toneladas, seja completada antes de 30 de junho de 2014, prazo que Oslo considera muito "curto" e por isso não "seria possível para a Noruega realizar o trabalho de acordo com as premissas".

Publicidade

— Além disso, tudo indica que a Noruega não tem a capacidade adequada e surgiram questões vinculadas às exigências normativas noruegues.

O governo norueguês estudará agora como apoiar a tarefa de destruir as armas químicas e apontou como alternativas o envio de equipes técnicas e material ou uma contribuição econômica.

Publicidade

Massacre impiedoso: guerra na Síria submete mais de 2 milhões de crianças à violência e à desnutrição

O fabuloso mundo de Assad: ditador sírio usa Instagram para esquecer guerra e mostrar um país em pazAntes e depois da guerra na Síria: veja como estão alguns dos pontos mais conhecidos do país

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.