Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama critica Ferguson enquanto cidade busca solucionar problema racial

Internacional|

Por Carey Gillam e Julia Edwards

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta sexta-feira a cidade de Ferguson, no Estado do Missouri, pelas ações "opressivas e abusivas" contra afroamericanos reveladas por um relatório do Departamento de Justiça, no qual a polícia e representantes judiciais foram acusados de preconceito racial.

Os comentários do presidente foram feitos na esteira de declarações do procurador-geral do país, Eric Holder, que apontou o desmantelamento do departamento de polícia da cidade como uma das possibilidades de ação.

"Estamos preparados para usar todo o poder que temos... para garantir que a situação mude lá", disse Holder. "Isso significa tudo, desde trabalhar com eles para elaborar uma estrutura inteiramente nova."

Publicidade

O prefeito de Ferguson, James Knowles, disse que os três funcionários públicos que demonstraram "parcialidade racial ofensiva" não estavam mais empregados no município. Ele afirmou que as autoridades de Ferguson buscam realizar outras reformas para chegar a um entendimento com o Departamento de Justiça.

O porta-voz municipal Jeff Small disse que os policiais Rick Henke e William Mudd renunciaram na quinta-feira e que a funcionária do tribunal superior de Ferguson, Mary Ann Twitty, foi demitida após a divulgação do relatório do Departamento de Justiça na quarta-feira.

Publicidade

O Departamento de Justiça disse ter concluído que a polícia, formada sobretudo por brancos, perseguia os negros, prendendo-os e notificando-os rotineiramente, em parte para ajudar a elevar a receita da cidade através de multas.

O departamento também concluiu que os policiais seguiam um padrão excessivo para usar a força e prender pessoas sem justificativa, lançando mão de cachorros e armas de choque contra pessoas desarmadas "injustificadamente".

A investigação federal teve início depois que um policial branco de Ferguson matou a tiros um adolescente desarmado em 9 de agosto, provocando protestos em todo o país e dando destaque às reclamações provenientes de Ferguson e de outros lugares sobre o tratamento dispensado pela polícia às minorias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.