Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama diz que país está seguro quando milhões viajam no feriado de Ação de Graças

Internacional|

Por Roberta Rampton e Kylie Gumpert

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, buscou garantir aos norte-americanos que eles estão seguros, no momento em que milhões de pessoas viajavam nesta quarta-feira para aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças, com a segurança reforçada nos aeroportos, nas festas de Nova York e em outros locais depois dos ataques em Paris.

"Neste exato momento, não temos nenhuma (informação de) inteligência específica e crível indicando uma ameaça no nosso território", disse Obama à imprensa na Casa Branca, junto ao diretor da polícia federal (FBI) e outras importantes autoridade da área de segurança.

"Estamos tomando todas as medidas possíveis para manter o nosso território seguro", disse ele.

Publicidade

Quase 46,9 milhões de norte-americanos irão viajar no fim de semana prolongado do Dia de Ação de Graças, o feriado de maior movimento no país. A previsão é que 3,6 milhões de pessoas se desloquem por via aérea, segundo uma associação que defende a segurança nas estradas.

Os norte-americanos ficaram mais preocupados com ameaças desde os ataques em Paris há duas semanas que deixaram 130 mortos, e agora eles identificam o terrorismo como o problema mais importante que o país enfrenta, segundo pesquisa Reuters-Ipsos.

Publicidade

A resposta dos EUA ao Estado Islâmico se tornou um dos principais temas da campanha para suceder Obama nas eleições presidenciais de novembro de 2016. Nas suas declarações, Obama tentou acalmar os norte-americanos.

"Eu sei que famílias têm discutido na mesa de jantar os seus temores sobre a ameaça do terrorismo, muitas pela primeira vez desde o 11 de Setembro", afirmou ele.

Publicidade

No entanto, ele afirmou aos norte-americanos que devem "ir para as suas tradicionais atividades do fim de semana do Dia de Ação de Graças", ao mesmo tempo que devem permanecer atentos a qualquer atividade suspeita.

Para reforçar a mensagem de Obama, o secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, se deixou fotografar na estação de Washington pouco antes de embarcar num trem para Newark, no muito movimentado corredor Nordeste, indo passar o feriado em casa.

"Deve ser óbvio para o público que há uma presença reforçada" de agentes de segurança em estações de trem, aeroportos e outros espaços públicos, declarou Johnson. "Estamos trabalhando dobrado para proteger o país."

Alguns analistas do setor turístico esperam atrasos em aeroportos como consequência da segurança mais intensa. Representantes da agência de segurança Dos transportes não quiseram comentar.

(Reportagem adicional de Joseph Ax e Barbara Goldberg, em Nova York; e de Jeff Mason, Doina Chiacu e Megan Cassella, em Washington)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.