Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Odebrecht assina acordo com multa de R$ 685 milhões no Panamá

Valor é o mais alto acordado entre empreiteira e um governo no exterior

Internacional|Do R7

Empreiteira é acusada de suborno de funcionários do governo panamenho
Empreiteira é acusada de suborno de funcionários do governo panamenho Empreiteira é acusada de suborno de funcionários do governo panamenho

A Odebrecht concordou em pagar U$ 220 milhões (aprox. R$ 685 milhões) em multas e vai cooperar com investidores do Panamá que apuram as denúncias de subornos a funcionários panamenhos, afirmou na terça-feira (1º) o procurador-geral do país centro-americano. A cifra é a mais alta de uma negociação firmada entre o grupo baiano e um país no exterior.

A multa inclui U$ 100 milhões por usar o sistema bancário panamenho para atividades ilícitas, disse o procurador-geral, Kenia Porcell.

— Esta é uma mensagem clara para todos de que você não pode usar bancos panamenhos para realizar atos de lavagem de dinheiro", disse Porcell em entrevista coletiva. O Panamá é considerado um paraíso fiscal.

Procurados pela reportagem, representantes da Odebrecht Panamá não estavam disponíveis para comentar.

Publicidade

A Odebrecht é acusada de pagar centenas de milhões de dólares em subornos para a realização de projetos de infra-estrutura em 12 países, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, México, Venezuela e Panamá, entre 2002 e 2016.

Funcionários panamenhos estão investigando 43 pessoas relacionadas a projetos contratados durante as últimas três gestões presidenciais. As autoridades congelaram US $ 56 milhões em ativos na Suíça e Andorra com relação com as denúncias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.