Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação da ONU e Cruz Vermelha retira mais de 300 civis de Mariupol

Grupo foi levado para a cidade de Zaporizhzhia, onde encontraram outros cem refugiados que também deixaram a cidade portuária

Internacional|

Famílias começam a chega à região de Zaporizhzhia após semanas em Mariupol
Famílias começam a chega à região de Zaporizhzhia após semanas em Mariupol Famílias começam a chega à região de Zaporizhzhia após semanas em Mariupol

Mais de 300 civis chegaram nesta quarta-feira (4) à cidade de Zaporizhzhia, na Ucrânia, depois de serem evacuados da sitiada Mariupol e seus arredores em uma nova operação coordenada pela ONU e pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).

Essas evacuações se somam às de mais de cem pessoas que ocorreram ontem, principalmente civis que se refugiaram na siderúrgica de Azovstal.

"Hoje conseguimos novamente dar passagem segura aos civis presos em Mariupol e outras áreas graças a uma forte cooperação entre a ONU e o CICV", disse a coordenadora humanitária das Nações Unidas na Ucrânia, Osnat Lubrani.

Muitas dessas pessoas chegaram apenas com a roupa do corpo, segundo Lubrani, deixando claro que a ONU vai apoiá-las e tentará dar continuidade a esses trabalhos humanitários.

Publicidade

"Estamos aliviados por mais vidas terem sido salvas", acrescentou Pascal Hundt, chefe da delegação do CICV na Ucrânia, em um comunicado, saudando os "esforços renovados" das partes em conflito para facilitar tais operações.

Um porta-voz do CICV que está na área publicou no Twitter algumas breves imagens em que se viam vários ônibus acompanhados de veículos off-road, supostamente parte do comboio que chegou a Zaporizhzhia, cidade localizada a cerca de 200 km de Mariupol.

As Nações Unidas e a Cruz Vermelha concluíram ontem a primeira evacuação de civis daquela zona, com 101 pessoas a deixarem Azovstal, último reduto da resistência ucraniana em Mariupol e onde, segundo as autoridades locais, ainda se encontravam mais 200 civis e um número desconhecido de combatentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.