Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partido nacionalista Sinn Fein sai vencedor da eleição na Irlanda

O Sinn Fein, antigo braço político do IRA, vence voto popular e fica com a segunda maior bancada no Parlamento irlandês após a eleição de domingo

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Mary Lou McDonald, do Sinn Fein, vira uma das maiores lideranças da Irlanda
Mary Lou McDonald, do Sinn Fein, vira uma das maiores lideranças da Irlanda Mary Lou McDonald, do Sinn Fein, vira uma das maiores lideranças da Irlanda

O partido nacionalista Sinn Fein foi o grande vencedor das eleições gerais na República da Irlanda, realizadas no domingo (9). A legenda recebeu a maior votação popular e registrou o maior aumento no Parlamento, segundo a apuração divulgada nesta segunda-feira (10).

Antigo braço político do IRA (Exército de Libertação Irlandês), o partido, que defende uma reunião da Irlanda com a Irlanda do Norte, teve 24,53% dos votos, quase o dobro da eleição passada. Com isso, a presidente do partido, Mary Lou McDonald, se consolidou como uma das principais lideranças do país.

Leia também

No entanto, como inscreveu menos candidatos do que os outros partidos (apenas 42 em 160 distritos), o Sinn Fein ficou com a segunda maior bancada do parlamento, com 37 assentos, 15 a mais do que na eleição passada.

O Partido Republicano, o Fianna Fail, de tendência conservadora, ficou com 38 vagas no Parlamento, 7 a menos do que em 2016. Já o Fine Gael, partido do atual primeiro-ministro, Leo Varadkar, foi o grande derrotado: perdeu 12 parlamentares e caiu para a terceira bancada da casa. Adversárias históricas, as duas legendas podem se aliar para não permitir um governo do Sinn Fein.

Publicidade

Negociações e oposição

A partir de terça-feira (11), começarão as negociações entre os diversos partidos para a formação de um novo governo na Irlanda. Por não ter vencido claramente a eleição, o Sinn Fein pode até ficar na oposição, mas ainda assim terá uma grande influência nas votações do parlamento.

Com isso, as futuras negociações entre o país e o Reino Unido, que deixará definitivamente a União Europeia no fim do ano, deverão passar por cima de votos do partido.

O Sinn Fein se tornou o principal representante da esquerda irlandesa desde que o Partido Trabalhista local se uniu aos conservadores do Fianna Fail e do Fine Gael no início da década passada para aprovar medidas de austeridade, que paralisaram a economia do país e se revelaram extremamente impopulares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.