Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Porto francês se oferece para receber navio com 141 imigrantes

Dirigentes do porto de Sète, no sul francês, estão dispostos a receber navio recusado pela Itália. 'A única condição é ter o sinal verde das autoridades'

Internacional|Do R7

Porto está esperando 'sinal verde' das autoridades
Porto está esperando 'sinal verde' das autoridades Porto está esperando 'sinal verde' das autoridades

As autoridades do porto de Sète, no sul da França, declararam estarem dispostas a receber o navio humanitário "Aquarius" com os 141 imigrantes resgatados na última sexta-feira no Mediterrâneo, nesta segunda-feira (13), desde que obtenha a autorização do Estado.

"A única condição é ter o sinal verde das autoridades francesas", indicou o presidente do porto, Jean-Claude Gayssot, na emissora local "France Bleu Hérault".

Leia também

O governo da França não se pronunciou, mas tem se baseado recentemente no direito marítimo internacional, que em questões de salvamento estabelece que o navio deve se dirigir ao porto mais próximo e seguro, o que no caso dos procedentes do litoral da Líbia são os de Itália ou Malta.

Por enquanto, ambos os países rejeitaram receber a embarcação. O Executivo italiano adotou uma postura similar à que teve em junho fechando os portos do país ao "Aquarius", que naquela ocasião tinha resgatado 630 imigrantes que, finalmente, foram acolhidos no porto espanhol de Valência.

O navio, gerenciado pelas ONGs SOS Mediterrâneo e Médicos Sem Fronteiras, espera desde sexta-feira para poder desembarcar em um porto europeu e, embora a situação a bordo seja estável e haja comida e provisões médicas para continuar no mar por duas semanas, precisa de forma urgente de uma resposta em nível europeu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.