Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê britânico divulga suas declarações de impostos para acalmar ânimos com Panama Papers

Medida é uma tentativa de encerrar dias de questionamentos sobre sua riqueza pessoal

Internacional|

Relutância inicial de Cameron em admitir que havia sido beneficiado pelo fundo causou furor
Relutância inicial de Cameron em admitir que havia sido beneficiado pelo fundo causou furor Relutância inicial de Cameron em admitir que havia sido beneficiado pelo fundo causou furor

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, deu um passo incomum neste domingo (10) ao publicar suas declarações de impostos na tentativa de encerrar dias de questionamentos sobre sua riqueza pessoal provocados pela menção de um fundo offshore de seu falecido pai nos "Panama Papers".

A relutância inicial de Cameron em admitir que havia sido beneficiado pelo fundo causou furor, agravando seus problemas em um momento em que enfrenta uma difícil batalha política para convencer os britânicos a votarem a favor da permanência na União Europeia em um referendo no dia 23 de junho.

A questão da UE dividiu seu Partido Conservador, enquanto o governo vem passando por uma fase difícil com a renúncia de um ministro, questões sobre a previdência social e acusações que de que estaria falhando em proteger a indústria de aço britânica.

Depois de dizer no sábado que poderia ter lidado melhor com as consequências dos "Panama Papers", Cameron divulgou um resumo de suas declarações de impostos dos últimos seis anos.

Publicidade

Premiê britânico admite participação em consórcio do pai em paraíso fiscal

Por que há tão poucos americanos nos Panama Papers?

Publicidade

Mas, qualquer esperança de que isso iria encerrar a questão não durou muito, já que a edição deste domingo dos principais jornais se concentrou em um presente de 200 mil libras (282,5 mil dólares) dado a Cameron por sua mãe em 2011, sugerindo uma forma de evitar impostos sobre a herança.

Uma fonte do gabinete de Cameron disse que a sugestão é imprecisa, que o presente havia sido declarado e que se tratava de uma mãe presenteando um filho da mesma forma legal que centenas de milhares de britânicos fazem todos os anos.

Publicidade

O líder da oposição, Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, acusou Cameron de enganar o público divulgando o que ele descreveu como quatro declarações "evasivas" antes de finalmente admitir que havia sido beneficiado pelo fundo de seu pai.

Após a divulgação das declarações de impostos, Corbyn e outros políticos continuaram pedindo por mais informações.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.