Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente argentino admite erro por festa durante confinamento

Primeira-dama havia chamado amigos para "um brinde" em 14 de julho de 2020. Fernández reconheceu que evento foi um erro

Internacional|

Fernández reconheceu que a festa foi um erro
Fernández reconheceu que a festa foi um erro Fernández reconheceu que a festa foi um erro

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reconheceu nesta sexta-feira (13) que foi um erro a realização de uma festa de aniversário na residência presidencial de Olivos no ano passado, em pleno confinamento sanitário devido à pandemia de covid-19.

Fernández contou que a primeira-dama, Fabiola Yañez, chamou amigos para "um brinde" em 14 de julho de 2020, por ocasião do aniversário dela, enquanto a Argentina estava sob um decreto presidencial com duras restrições sanitárias devido à covid-19, incluindo a proibição de reuniões sociais.

O vazamento de fotos da comemoração provocou um escândalo no país e uma reação da oposição, que pretende levar Fernández a um julgamento político.

As imagens, publicadas nesta sexta-feira nas primeiras páginas dos principais jornais da Argentina, mostram várias pessoas, incluindo Fernández, durante o encontro na residência presidencial de Olivos, na periferia de Buenos Aires.

Publicidade

"Eu definitivamente percebo que isso não deveria ter sido feito", reconheceu Fernández.

"Lamento que tenha acontecido", acrescentou, prometendo que o que ocorreu é algo que "não voltará a acontecer".

Publicidade

O presidente argentino ressaltou que seu governo concordou com o pedido de acesso às informações públicas que permitiram que a lista de visitas à residência presidencial durante a quarentena fosse tornada pública, e garantiu que não está escondendo nada.

Após a divulgação das fotos, um grupo de deputados do Juntos pela Mudança, principal partido de oposição ao atual governo, apresentou nesta sexta-feira, na Câmara dos Deputados, um projeto de resolução para promover um processo de impeachment contra o presidente por suposta prevaricação e a possível comissão do crime de violação dos deveres de um funcionário público no exercício de suas funções.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.