Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Chile cria projeto de lei para permitir aborto em caso de estupro

Proposta foi encaminha ao Congresso e é uma das principais da campanha presidencial 

Internacional|

Bachelet afirmou que "não se pode obrigar as mulheres a carregarem uma criança sozinhas por não poderem decidir"
Bachelet afirmou que "não se pode obrigar as mulheres a carregarem uma criança sozinhas por não poderem decidir" Bachelet afirmou que "não se pode obrigar as mulheres a carregarem uma criança sozinhas por não poderem decidir"

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou ao Congresso neste sábado (26) um projeto de lei para descriminalizar o aborto em casos de estupro, inviabilidade fetal e risco de vida da mãe, uma das principais iniciativas propostas em sua campanha presidencial.

"Hoje estamos cumprindo este compromisso com o envio do projeto ao Congresso para sua discussão", disse a governante socialista em um dos salões do Palácio de la Moneda, onde foi realizada uma cerimônia.

Junto aos ministros de Justiça, José Antonio Gómez; do Serviço Nacional da Mulher (Sernam), Claudia Pascual; e de Saúde, Carmen Castillo, Bachelet afirmou que "não se pode obrigar as mulheres a carregarem uma criança sozinhas por não poderem decidir devido a uma lei".

— Trata-se de uma situação difícil que devemos enfrentar como país maduro. A legislação vigente não corresponde ao tratamento digno que o Estado deve conceder a suas cidadãs.

Publicidade

Bachelet disse que, com este projeto de lei, as chilenas poderão tomar uma decisão já informadas sobre o aborto. —

— Amamos a vida e ninguém quer interrompê-la, mas quando está em em risco a vida da mãe, ou quando a vida (do bebê) é inviável ou fruto da violência sexual, é preciso tomar uma decisão.

Publicidade

Segundo a governante, essa situação não pode ser evitada "obrigando as mulheres a carregarem (a criança) sozinhas com as duras consequências de não poderem tomar uma decisão por causa de uma lei, pois sua dignidade é atropelada, o sofrimento prolongado e a vida é colocada em risco".

Criminalização 

Publicidade

O Chile, junto a El Salvador, Nicarágua, República Dominicana, Malta e ao Vaticano, são os seis países do mundo onde o chamado aborto terapêutico é penalizado.

A governante lembrou que seu país teve uma grande tradição jurídica neste âmbito, mas que foi interrompida arbitrariamente nos últimos dias da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O tema do aborto repercutiu bastante na primeira semana de janeiro, quando a até então ministra da Saúde, Helia Molina, declarou que "em todas as clínicas endinheiradas do país, muitas das famílias mais conservadoras fizeram abortos em suas filhas".

Leia mais sotícias de Internacional 

A ministra criticou a postura dos grupos políticos e sociais mais conservadores, contrários à descriminalização da interrupção voluntária da gravidez em qualquer ocasião, e também a hipocrisia "das pessoas com mais dinheiro, que não dependem de leis porque têm recursos".

O repúdio à descriminalização da interrupção voluntária da gravidez vem principalmente do partido ultradireitista União Democrata Independente e da Igreja, em um país onde 72% da população se declara católica, mas só 14% se considera praticante.

O projeto apresentado hoje pela presidente vem após o pedido da Democracia Cristã, um dos partidos que formam a coalizão governista, de contemplar as causas do aborto em indicações separadas para sua discussão no Congresso, algo que o governo não levou em consideração.

O debate sobre o aborto, da mesma forma que o reconhecimento por lei dos casais homossexuais, é um dos destaques da mudança de valores que vive a sociedade chilena nos últimos anos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.